Skip to main content

IPLUSO 22211

Portfólio de Experiências III

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Com esta unidade pretende-se que o estudante, de forma autónoma, construa um percurso pessoal e profissional da sua responsabilidade, paralelo ao percurso académico que lhe é “imposto”, dando asas à sua capacidade de empreendorismo e criatividade. Esta unidade curricular é uma continuação da unidade anterior, mantendo os objetivos iniciais, mas podendo, de acordo com as experiências e práticas, ser alterada na sua dinâmica. Neste semestre o estudante elabora o portefólio final, integrando os portefólios produzidos nos semestres anteriores.
  • ProgramaProgramme
    O propósito desta UC é valorizar e apoiar o percurso autónomo dos alunos, reconhecendo formalmente a sua proatividade em experiências vividas fora do contexto das aulas presenciais e em contacto com os docentes. Seguindo uma orientação flexível do currículo, os conteúdos não são (nem podem ser) predeterminados. Neste sentido, os conteúdos emergem das experiências dos alunos em situações como: participação em eventos científicos ou educacionais, acompanhamento de projetos educativos, visitas a equipamentos históricos e culturais com fim claramente de aprendizagem ou de experiência docente, participação em cursos, unidades curriculares de outros cursos, voluntariado, intercâmbios nacionais e internacionais ou outra atividade não prevista neste programa.
  • ObjectivosObjectives
    - Definir e construir um percurso autónomo de aprendizagens paralelo, em situações e contextos complementares aos do currículo académico formal; - Desenvolver projetos de acompanhamento e/ou de intervenção em contextos sociais, comunitários, desportivos, educacionais e culturais, ao longo de todo o curso, sob a tutoria de um docente; - Desenvolver competências de interação, a criatividade e a sustentabilidade; - Desenvolver atitudes pró-ativas e de solidariedade.
  • BibliografiaBibliography
    Bernardes, C. & Miranda, F. B. (2003). Portefólio: Uma Escola de Competências. Porto: Porto Editora. Sá-Chaves, I. (2005). Os “portfólios reflexivos” (também) trazem gente dentro. Porto: Porto Editora. Zabalza, M. A. (1994). Diários de Aula. Porto: Porto Editora.
  • MetodologiaMethodology
    No início do curso, cada estudante será atribuído a um tutor que apoiará os seus projetos individuais de acompanhamento ou ação. Estes projetos serão calendarizados, planeados, realizados e avaliados pelo estudante e pelo tutor, constando de um portefólio intermédio. O estudante elaborará um portefólio, em cada semestre, que será objeto de avaliação qualitativa pelos orientadores do IPLUSO e da prática pedagógica.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não