Skip to main content

IPLUSO 22198

Prática de Ensino Supervisionada I - em creche

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC cuja área de atuação se situa na construção dos saberes profissionais no âmbito da Educação das Infâncias. Pretende  capacitar os/as estudantes para a sua futura atividade profissional. Dotar os/as estudantes de conhecimentos diversificados que permitam o desenvolvimento de uma prática integrada e interdisciplinar. Favorecer competências de análise crítica e reflexiva que permitam uma constante avaliação e adequação da sua praxis. Operacionalizar competências nos domínios científico e pedagógico-didático. Bem como favorecer o conhecimento de métodos, técnicas e saberes relacionados com o processo educativo, o ambiente educativo, o trabalho colaborativo e a investigação educacional. 
  • ProgramaProgramme
    Legislação vigente e documentos orientadores da intervenção em Creche no Sistema Educativo Português. Perfil, competências e funções da pessoa educadora de infância em contexto de creche. Ação pedagógica em creche: cuidar e educar. Relações e interações - adulto-criança, entre pares, envolvimento parental, interação com a comunidade escolar. Pedagogia Participativa e os direitos das crianças: proteção; brincar; participação; educação. Observação: crianças, contexto educativo e dinâmicas educativas. Organização e dinamização do ambiente educativo: espaços, tempo, materiais e grupo. Intencionalidade educativa: (i) Observar, escutar, registar e documentar; (ii) Planear, agir e avaliar; (iii) Comunicar e articular. Continuidade educativa e transições. Experiências educativas e projetos em contexto de creche. Outros conteúdos a abordar decorrerão dos contextos educativos e/ou de problemas emergentes das práticas.      
  • ObjectivosObjectives
    Colaborar e atuar respeitando ideologias e valores da instituição cooperante. Criar um ambiente de bem-estar e segurança de forma a dar seguimento ao processo de cuidar e educar em creche. Construir e implementar propostas de desenvolvimento curricular para a creche, utilizando metodologias ativas, participativas e lúdicas. Planificar e intervir no ambiente educativo respeitando as especificidades do contexto, do grupo de crianças e de cada criança. Observar, avaliar e refletir continuamente e criticamente sobre as intervenções educativas, para que estas sejam integradas, flexíveis e ajustada aos ritmos, preferências, necessidades, e potencialidades de cada bebé e criança. Mobilizar métodos de investigação educativos para identificar, analisar, planificar e intervir em questões decorrentes da prática. Construir um relatório analítico e reflexivo da prática educativa em creche, recorrendo a instrumentos de investigação, observação, registo, documentação e avaliação.
  • BibliografiaBibliography
    Folque, M. A. & Vasconcelos, T. (2019). Que educação para crianças dos 0 aos 3 anos? In Conselho Nacional de Educação (Ed.) Estado da educação (pp. 278–289). Conselho Nacional de Educação Marques, A. (Coord.), Azevedo, A., Marques, L., Folque, M. A. & Araújo, S. (2024). Orientações pedagógicas para creche. Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. (2022). Creche feliz. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. https://www.seg-social.pt/rede-de-creches-gratuitas Tadeu, B., & Lopes, A. (2024). Precisamos de cuidar de quem cuida: Estudo sobre a construção de identidades profissionais de educadoras de infância de bebés. Educação, Sociedade & Culturas, (68).  Oliveira-Formosinho, J. & Araújo, S. (2022). Modelos pedagógicos para a Educação em creche. Porto Editora Portugal, G. (2017). O Currículo em Creche - que cidadão do século XXI, aos 3 anos de idade? Humanidades & Inovação, 4(1).          
  • MetodologiaMethodology
    Esta UC baseia-se na Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL)  por ser uma metodologia educativa centrada no/a estudante. Para a resolução de problemas decorrentes da prática abordada questões conceituais, processuais, comportamentais, de investigação e intervenção. Desta forma, concretiza-se através da planificação de projeto/atividades no contexto de creche; na análise crítica da realidade observada e vivenciada à luz da teoria, de reflexões conjuntas e de exemplos práticos abordados em aula; e em momentos de orientação para a dinamização e implementação de ações educativas, bem como para a elaboração do relatório de estágio.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    9
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim