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IPLUSO 22206

Prática de Ensino Supervisionada III - em 1º ciclo do EB

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC apresenta-se, como uma etapa de ação prática para o professor de 1º CEB, sintetizando as aprendizagens realizadas noutras UC’s, integrando e transformando saberes disciplinares em profissionais.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos  1. Os princípios pedagógicos e didáticos das áreas curriculares do currículo do 1º CEB.  2. A Identidade Profissional do Professor do 1º CEB  3. Gestão Flexível do Currículo  4. A Pedagogia Diferenciada: estratégias de implementação.  5. Projeto Educativo  5.1. Observação e caracterização do contexto socioeducativo e das suas dinâmicas educativas  5.2. Planificação da intervenção educativa, adequada ao contexto socioeducativo.  5.3. Intervenção e avaliação educativa  6. A avaliação das aprendizagens: momentos, formas e instrumentos.  7. Reflexão, problematização e investigação em ação educativa.
  • ObjectivosObjectives
      - Identificar o funcionamento das escolas do 1º CEB, (estruturas de gestão, modos de organização). - Utilizar técnicas e instrumentos de observação, registo e avaliação das atividades dos contextos do 1º CEB.- Aplicar na prática pedagógica os conteúdos adquiridos nas didáticas e noutras UC’s científicas e educacionais. - Conceber, implementar e avaliar propostas pedagógicas metodologicamente adequadas. - Planificar a ação pedagógica de forma integrada e flexível, identificando as dificuldades do processo. - Selecionar e adequar metodologias que ajudem a organizar, desenvolver e integrar conhecimentos e saberes. - Conceber o trabalho em equipa, numa atitude investigativa, privilegiando a reflexão partilhada.
  • BibliografiaBibliography
    Alarcão, I. (2001). A Escola Reflexiva. Alarcão, (org.) Escola Reflexiva e Nova Racionalidade (pp. 9-30) Porto Alegre: Artmed  Alarcão, I. e Tavares, J.(2018) Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem.  Coimbra:Almedina  Bell, J. (2002) Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação.  Lisboa:Gradiva/ trajectos, nº 38 Coutinho, C. P., et all. (2009). Psicologia Educação e Cultura. Investigação-Acção: Metodologia Preferencial nas Práticas  Educativas, XIII , pp. 355-380  Formosinho, J. e Machado, J. (2009) Equipas educativas. Para uma nova organização da escola.Porto:Porto Editora  Leite, T. (2010) Planeamento e conceção da ação de ensinar.UA  Pinto J. e santos, L. (2006) Modelos de Avaliação das Aprendizagens, Lisboa:UA Reis, P. (2011) Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: ME  Roldão, M.C. (2009) Estratégias de Ensino. F. Leão
  • MetodologiaMethodology
    A UC desenrola-se nas instituições do 1.º CEB protocoladas. Esta UC está dividida entre horas de Estágio (100), Seminários de preparação, reflexão e avaliação do trabalho realizado (30) e Orientação Tutorial (20).  O percurso dos estudantes é progressivo contemplando a observação e caracterização do contexto socioeducativo, a intervenção pedagógica e a avaliação e reflexão sobre o seu percurso formativo e o dos seus alunos em contexto de estágio.  Os alunos também irão, no âmbito do estágio, cooperar e intervir em pelo menos quatro intervenções não assistidas com a supervisão do professor cooperante.  Todas as planificações das intervenções e os respetivos recursos construídos serão apresentados e discutidos com o professor tutor em articulação com o professor cooperante.  A avaliação do desempenho profissional resulta das informações recolhidas quer pelo professor tutor, quer pela escola cooperante.  Avaliação: 50% Desempenho profissional; 40% Portefólio; 10% Assiduidade.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    9
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim