IPLUSO 22196
Práticas Expressivas Integradas
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentation‘Práticas Expressivas Integradas’ visa explorar e aprofundar os conceitos e práticas relacionados à expressão criativa no contexto pedagógico. Esta UC centra-se na integração de diferentes formas de expressão, nomeadamente as Expressões Plástica, Musical, Dramática e Motora. Estes meios de expressão são utilizados como ferramentas para a comunicação e o desenvolvimento em contextos de educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. O objetivo principal consiste em capacitar os estudantes a aplicar de forma prática e integrada essas diferentes expressões no contexto educacional. Com isto, procura-se formar educadores aptos para promover ambientes de aprendizagem que fomentem tanto o desenvolvimento cognitivo como emocional das crianças.
-
ProgramaProgramme• Recolha documental, estudo e análise de experiências metodológicas da PEI; • Exploração de movimento, registos sonoros e gráficos, técnicas de pintura, realizando Teatros de Fantoches, de Sombras e Jogo Simbólico; • Utilização do Jogo Musical no âmbito do Desenvolvimento das Aptidões Pessoais, da Sociabilidade e do Desenvolvimento do Espírito Criativo; • Experimentação de técnicas e matérias/instrumentos das expressões com a intencionalidade de realizar atividades de expressão plástica, modelação, cor e som; produções dramáticas; explorações de jogos; de exercícios de motricidade e de movimento; • Planificações para Pré-Escolar e 1.º Ciclo baseadas em situações pedagógicas reais; • Produção de expressão e comunicação significativas, contexto educativo-social, Expressão Plástica, Jogo Simbólico/Musical, Movimento; • Aplicação de competências expressivas em projetos reais para a compreensão de conceitos, regras, valores e consciência do Eu e Sociedade.
-
ObjectivosObjectivesA Unidade Curricular visa desenvolver competências nos estudantes para: • Dar a conhecer e relacionar orientações curriculares e objetivos da PEI, considerando atividades aplicáveis no ensino do Pré-Escolar e 1º Ciclo; • Analisar estratégias pedagógicas da PEI, interligando Expressões Plástica, Musical, Dramática e Motora; • Aplicar técnicas, instrumentos e materiais, fomentando o saber ver, ouvir e comunicar; • Dramatizar, criar personagens e guiões; • Explorar movimentos, realizar ações motoras e jogos; •Desenvolver sentido crítico e artístico, considerando domínio cognitivo e meio sociocultural; • Desenvolver projetos de aprendizagem, recorrendo à literacia em linguagens expressivas e planificações aplicáveis ao Pré-Escolar e 1º Ciclo; • Ensaiar metodologias de resolução de problemas, possibilitando uso de expressões em projetos pedagógicos que integrem áreas do saber; • Reconhecer património artístico e meio sociocultural.
-
BibliografiaBibliographyAmado, M. (1999). O Prazer de Ouvir Música, Lisboa: Caminho Andueza, M. (2016). Didáctica de las artes plásticas y visuales en educacio¿n infantil . Unir Editorial Antunes, M. F. (1987). Estudo da Teatralidade. Lisboa: Plátano Editora Bellocq, G.; Díaz, M. (2010). Tocar el Arte, técnicas e ideas para el desarrollo de la competencia artística. Kaleida Forma Brito, M. J e Godinho, J. C. (2010). As Artes no Jardim de Infância. Lisboa: Ministério da Educação - DGDC Costa, I. A. (2003). O Desejo de Teatro: o Instinto do Jogo Teatral como Dado Antropológico. Edwards, B. (1999). The New Drawing on the Right Side of the Brain. Tarcher Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian Cunha, J. (1990). Iniciação Musical dos 3 aos 12 anos. Porto: Contraponto Edições Ferrão, A. M. (1983). Histórias Cantadas. Lisboa: Plátano Editora Gainza, V. (1988). Estudos de Psicopedagogia Musical, São Paulo: Summus Gonçalves, E. (1991). A arte descobre a criança. Raiz Editora
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino pretende evoluir numa 1.º fase, muito assente na experiência / experimentação, a partir de técnicas, instrumentos e materiais, fomentando o saber ver, ouvir, dramatizar, criar personagens e realizar movimentos com objetivos específicos; para a exploração de situações mais complexas, combinando e associando várias linguagens expressivas. Numa 2ª fase, prevê-se uma evolução reflexiva, conceptual e prática que possibilite a utilização com intencionalidade de conceitos, materiais e técnicas e a aplicação de metodologias de resolução de problemas, capacitando os participantes para desenvolverem situações e projetos complexos, no âmbito expressivo e educativo adequados. Para otimizar a assimilação dos conteúdos, serão utilizadas projeções em PowerPoint, focando na aprendizagem audiovisual. Adicionalmente, recursos pedagógicos complementares serão disponibilizados via plataforma Moodle, reforçando o suporte académico.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS9
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão