IPLUSO 22302
Prevenção de Comportamentos de Risco em Crianças e Jovens
Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC tem por objectivo fomentar nos estudantes a necessidade de conhecimento e compreensão sobre os principais conceitos de prevenção ,em especial no que diz respeito às técnicas de intervenção com crianças e jovens. Pretende ainda iniciar os alunos na análise e reflexão dos constructos presentes na prática profissional, bem como os princípios e regras subjacentes à metodologia e elaboração de programas da prevenção, impulsionando um trabalho de rigor e de adequação às situações formais informais nos dispositivos de intervenção.
-
ProgramaProgramme1. Desvio, Comportamento Desviante e Vulnerabildades: Breve abordagem teórica 2. Do risco à proteção 2.1. Fatores de risco 2.1.1. Domínio individua 2.1.2. Agentes de socialização primária: família, escola e grupo de pares 2.1.3. Agentes de socialização secundária: domínio comunitário 2.2. Fatores de proteção 2.2.1. Domínio individual 2.2.2. Agentes de socialização primária: família, escola e grupo de pares 2.2.3. Agentes de socialização secundária: domínio comunitário 3. Populações em risco e tipos de prevenção. 4. Competências e atribuições no âmbito judicial e social: Tribunais de Menores e Comissões de Proteção de Crianças e Jovens. Rede Social 5. Prevenção dos comportamentos e situações de risco. Estratégias de prevenção. 6. Diagnóstico Social. Metodologias interventivas: potencialidades e limites.
-
ObjectivosObjectivesEsta uc pretende que os estudantes obtenham informação especializada sobre a construção, planificação e aplicação de programas de prevenção, aprendendo a definir prioridades e a implementar ações nos diversos cenários junto de potenciais destinatários. As diferentes rubricas do programa incidem sobre áreas em que os apelos sociais à prevenção, incluindo no circuito trabalho com autarquias locais, IPSS e CPCJ, incluindo a preparação de programas de intervenção/prevenção das situações, comportamentos e circunstâncias de risco, particularmente na prevenção primária e secundária, operacionalizando ações junto dos diferentes dispositivos e entidades com competência em matéria de infância e juventude.
-
BibliografiaBibliographyCarvalhosa, S. (2010). Prevenção da Violência e do Bullying em Contexto Escolar. Lisboa: Climepsi Editores Dignifee, F. (Coord.) (1990). Acteur social et delinquance ? Une grille de lecture du système de justice pénale. Liège-Bruxelles: Pierre Mardaga. Lyman, M. (2014).Drugs in society: causes, concepts and control. USA: Routledge Matos, M. & Equipa do Projecto Aventura Social (2003). A saúde dos adolescentes portugueses (Quatro anos depois). Lisboa: Edições FMH Negreiros, J., Simões, C., Gaspar, T, Matos, M. (2009). Populações em risco e tipos de intervenção. In. Filho, H. e Ferreira-Borges, C. (coord.). Violência, Bullying e Delinquência. Lisboa, Coisas de Ler Edições, 55 -95. Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século
-
MetodologiaMethodologyAs matérias serão apresentadas com recurso à exposição, mas privilegiando a participação dos estudantes; para tanto, depois de o problema ser equacionado, procurar-se-á que os alunos participem nos debates estabelecidos entre todos, nos quais serão sempre apresentadas referências da literatura científica nacional e internacional. Serão discutidos casos práticos, precedendo preparação prévia, sendo objeto de análise, discussão e propostas de ação com caráter desenvolvido. Será priorizado o conhecimento prático. A avaliação consistirá em dois momentos: (a) a constituição de um programa de prevençãoa desenhar pelo estudante e posterior apresentação oral (trabalho individual); e (b) frequência; cada um destes momentos avaliativos corresponde a 50% da classificação final.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS7
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão