Skip to main content

IPLUSO 25101

Projeto Avançado: Ilustração para a Comunidade

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    UC Opcional. Esta UC relaciona-se com a UC História da ilustração para a infância Esta Uc tem como propósito criar materiais que possam ser utilizados em escolas, instituições de saúde e outros lugares onde é necessário informar públicos alvo sobre assuntos específicos.  
  • ProgramaProgramme
    Ficção e não-ficção. Exemplos. Diversidade na aproximação plástica à ilustração sequencial de textos informativos: media manual, misto e digitais. Exemplos Critérios plásticos: a importância da escolha de materiais, técnicas e linguagens gráficas adequadas à criação de atmosferas visuais atractivas para públicos específicos. Exercício dedicado no âmbito da saúde – versão em papel e versão digital /on-line Exercício dedicado no âmbito do ensino – versão em papel e versão digital /on-line  
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC tem como objectivo a produção de documentos informativos vocacionados para um público específico (infantil, juvenil, adulto, sénior) em articulação com instituições de ensino e de saúde no sentido de promover uma maior literacia da população. No final desta UC, os alunos sabem conhecer e explorar a sua própria linguagem gráfica, adequando-a de modo inteligente e pertinente aos imaginários do desenho ilustrativo dedicado a crianças, jovens, adultos ou idosos, e construir imagens sequenciais, ficcionais e não-ficcionais com objectivos pedagógicos e informativos. Devem saber ilustrar instruções e ensinamentos recorrendo a registos tradicionais, mistos e digitais e desenvolver documentos para divulgação em papel e para divulgação digital (on-line).
  • BibliografiaBibliography
    BANG, Molly. Picture This: How Pictures Work. San Francisco: Chronicle Books, 2010. EISNER, W. Comics and sequential art. Paramus, NJ: Poorhouse Press, 1985. EISNER, W. Graphic storytelling and visual narrative. Paramus, NJ: Poorhouse Press, 1996. MCCLOUD, S. Understanding comics: The invisible art. New York: HarperCollins, 1994. MOLINA, Juan José Gómez, CABEZAS, Lino, COPÓN, Miguel. Los Nombres del dibujo. Madrid: Cátedra, 2005. PAINTER, Clare; MARTIN, J. R.; UNSWORTH, Len, Reading Visual Narratives: Image Analysis in Children’s Picture Books; Sheffield: Equinox Publishing Ltd., 2012. WIGAN, M.; Basics Illustration: Sequential Images; AVA Publishing, 2008 ZEEGEN, Lawrence, The Fundamentals of Illustration; Lausanne: AVA Publishing SA, 2005.    
  • MetodologiaMethodology
    Esta UC segue uma metodologia teórico-prática com acompanhamento tutorial e trabalho de campo (relação com a comunidade). É realizada uma apresentação sobre as narrativas de ordem Ficcional e a não-ficção. Distinge-se a narrativa da sequência com exemplos. É feita uma apresentação aos exercícios de aproximação plástica à ilustração sequencial de textos informativos. Exercícios de exploração autoral de media manual, misto e digitais para a compreensão da importância da escolha de materiais, técnicas e linguagens gráficas na concretização dos exercícios finais, incentivando propostas mais artísticas. 20% Avaliação contínua.  Presença activa e obrigatória a 75% das aulas cujo incumprimento obriga a exame. 40% Exercício dedicado no âmbito da saúde – versão em papel (20%) e versão digital /on-line (20%) 40% Exercício dedicado no âmbito do ensino – versão em papel 20% e versão digital /on-line (20%)  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não