Skip to main content

IPLUSO 25100

Projeto Avançado: Pop Up e Jogos de Tabuleiro

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta uc possui dois campos de ação distintos, ligados pela ilustração como meio aglutinador entre os exercícios de pop-up e o exercício de criação de um jogo. A ilustração como meio de pensar e refletir processos e ações (concept art) e como resultado final a ser apresentado ao público. Esta uc é pertinente para este ciclo de estudos pois expande a capacidade de utilizar a ilustração em projetos diferenciadores.
  • ProgramaProgramme
    Exercício 1 – Pop-up simples (exercício individual) Medição, dobragem e corte; Perspetiva, estrutura, geometria, corte, colagem; Estrutura, mecanismo, movimento; Criar maqueta simples.   Exercício 2 – Maqueta de livro simples com recurso ao pop-up (exercício em grupo) Criação de uma narrativa ilustrada simples; Medição, dobragem e corte; Perspetiva, estrutura, geometria, corte, colagem; Estrutura, mecanismo, movimento; Criar maqueta.   Exercício 3 – Jogo de tabuleiro/cartas (exercício em grupo) Conceção da imagem gráfica para um jogo de tabuleiro/cartas; Design do tabuleiro/cartas; Design da embalagem; Mecânica do jogo; A lógica do jogo: bula de regras. Criar maqueta.
  • ObjectivosObjectives
    Modulo 1 – POP-UP Compreender a base dos livros de pop-up; Estudar os autores mais paradigmáticos e as características das suas técnicas; Conhecer a geometria e os cálculos necessários para criar pop-ups básicos; Estudar e experimentar a engenharia de papel e as possibilidades de trabalho com os diferentes materiais; Construir pequenos livros infantis, contando a história com elementos em pop-up;     Modulo 2 - JOGOS O jogo na contemporaneidade; A imagem gráfica dos jogos de tabuleiro e de cartas; Mecânicas de jogo simples; Construir um jogo de tabuleiro/cartas (trabalho de equipa): embalagem/caixa, tabuleiro e peças/cartas, livro de instruções.
  • BibliografiaBibliography
    Carter, D. A., Diaz, J. (2011). The elements of Pop-Up. A Pop-up Book for Aspiring Paper Engineers, Simon and Schuster, Pop edition. Cour, W. M., (2011). M. C. Escher Pop-up, Thames & Hudson. ISBN:9782878113716. Jackson, P. (2014). Cut and Fold Techniques for Pop-up Designs, London, Laurence King Publishing Ltd. Jackson, P. (2011). Folding Techniques for Designers: From Sheet to Form. Laurence King Publishing, Mac Win Pa edition. Komagata, K. (1996). Play with Colors – Little eyes, advanced for Babies, Japão, Kaisei-Sha Sharp, J. (2002). Surfaces: Explorations with Sliceforms, QED Books, Tarquin Group. Walker, W., Schattschneider, D. (2011). Caleidociclos de M.C. Escher, Taschen CRT. ISBN:9783822884676 Yoshida, M. (2008). The Art of Paper Folding for Pop-up. PIE books, Pop edition Huizinga, Johan (1971), Homo ludens. O jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva (1ª edição).  
  • MetodologiaMethodology
    Os dois módulos são idênticos no método de ensino. Dividem-se em exposição de conteúdos e análise de livros, incluem workshops e/ou visitas de especialistas (consoante a disponibilidade); a experimentação em grupo e pesquisa individual. O trabalho em grupo permite uma partilha dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, os workshops e visitas de especialistas promovem um melhor entendimento dos resultados pretendidos. EXERCÍCIO 1 (pop-up individual) 20% Produção de um pop-up simples (postal). EXERCÍCIO 2 (pop-up em grupo) 30% Produção de uma maqueta simples de três páginas duplas ligado ao design, ilustração, moda, publicidade ou objetos do quotidiano. EXERCÍCIO 3 (jogo de tabuleiro/cartas) 40% Produção de maqueta para jogos de tabuleiro/cartas (embalagem, tabuleiro e peças/cartas, folha de regras). Avaliação Contínua – 10% Presença ativa e obrigatória a 75% das aulas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não