IPLUSO 26039
Projeto de Desenho Artístico I
Desenho (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA disciplina orienta o desenvolvimento de um projeto artístico autoral em desenho, explorando abordagens variadas e articulando prática, experimentação e pensamento crítico.
-
ProgramaProgramme- Exercícios de experiência gráfica no âmbito da representação, expressão, composição e suportes não convencionais; - Exercício de crítica visual (elaboração de solução gráfica a partir de uma temática em reflexão); - Exploração e reflexão sobre a especificidade do discurso gráfico de artistas visuais (desenhadores) de referência: aspectos formais e conceptuais; - Concepção de projecto artístico autoral (técnicas e dimensão conceptual); - Desenvolvimento do projeto artístico autoral (investigação artística, questões operativas e metodologia); - O desenho no espaço expositivo e dispositivos.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC, de carácter teórico-prático, visa o amadurecimento de um projecto artístico autoral assente na prática do desenho, pelo que tem como objectivos: - Explorar diferentes abordagens do desenho (observação, técnico, diagramático, expressivo, transmídia) criativamente; - Aprofundar a prática do desenho, tanto na sua valência criativa, como face às exigências técnicas e materiais mobilizadas pelas necessidades inerentes a cada projecto artístico; - Estimular uma atitude de experimentação, assim como o amadurecimento da abordagem autoral de cada estudante; - Apurar a capacidade de articular as questões, os temas e os conceitos convocados pela pesquisa artística, de modo a consolidar um discurso crítico e auto-reflexivo que a potencia; - Desenvolver hábitos e estratégias que favoreçam a autonomia da pesquisa artística nas suas diversas componentes, nomeadamente, as fases de concepção e exploração conducentes à elaboração de um projeto artístico, bem como a sua apresentação e exposição.
-
BibliografiaBibliography. AAVV. (2005). New perspectives in drawing. Vitamin D. Phaidon . Bachelard, G. (2008 [1957]). A Poética do Espaço. Martins Fontes. . Berger, J. (2005). Berger on Drawing. Occasional Press. . Clingman, S., Locke, A. e Thompson. R. (2022). William Kentridge. Londres: Royal Academy of Arts. . Kaupelis, Robert (1980). Experimental Drawing. Watson-Guptill Publications, 1992. . Molina, J. J. G. (coord.) (2006 [1999]). Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Ediciones Cátedra. . Nancy, J. L. (2022). O Prazer no Desenho. Documenta. . Pereira, M. D. D. C. (2022). Os limites do desenho: perspetivas contemporâneas: hibridação e transitus. (Tese de Doutoramento). FBAUL. . San Payo, M. (2000). Da mancha no desenho. FBAUL.
-
MetodologiaMethodologyAs aulas, de vertente teórica e prática, mantêm sempre em diálogo o projeto artístico e uma investigação reflexiva. A componente teórica decorre da exposição oral e suporta-se nos meios audiovisuais, recorrendo a um amplo suporte de exemplos práticos e de referências artísticas. Está previsto o convite de artistas visuais, para partilha das suas investigações artísticas, e a realização de visitas de estudo a exposições e ateliers. Concretizam-se instrumentos de análise, individuais e em grupo, associados à discussão de diferentes processos do pensar e do fazer e a uma reflexão crítica sobre as práticas artísticas contemporâneas. A componente prática – o projecto de desenho artístico – constitui o cerne desta UC, e por isso as aulas decorrem num ambiente de atelier. Os conteúdos estão estruturados por via de uma gradual aproximação às especificidades do projecto artístico de cada estudante. O projeto final deve culminar numa exposição.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS10
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão