Skip to main content

IPLUSO 26040

Projeto de Desenho Artístico II

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular aprofunda a prática autoral em desenho artístico, contribuindo para o desenvolvimento de um estilo individual, o uso avançado de técnicas e a articulação crítica do trabalho no contexto das práticas artísticas contemporâneas.
  • ProgramaProgramme
    - Continuação do trabalho iniciado no primeiro semestre com a UC 'Projeto de Desenho Artístico I', com uso de novos materiais e técnicas que possam enriquecer o projeto artístico individual; - Exercícios práticos e estudos de caso focados na consolidação do estilo próprio e da voz artística do estudante; - Estudos práticos com integração de aspetos formais, conceptuais e expressivos no desenho, com a criação de composições que combinam técnicas tradicionais e digitais, ou que integram elementos de diferentes disciplinas artísticas; - Revisão e discussão de exemplos contemporâneos de desenho e arte, tanto em termos de técnica como de conteúdo; - Aprofundamento das técnicas de pesquisa em arte, com foco na condução de investigações que possam apoiar o projeto artístico pessoal, com métodos como a "Art-Based Research"; - Orientações práticas sobre como preparar trabalhos para exposição, incluindo sobre a montagem, a curadoria e a interação com o público.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC visa ser uma continuidade avançada de "Projeto de Desenho Artístico I". Tem como objetivos: - Aprofundar a Identidade Autoral, com a consolidação do estilo próprio e da voz artística individual, alinhando a prática do desenho com as questões conceptuais e discursivas que cada estudante deseja explorar; - Avançar nas técnicas de desenho aprendidas no primeiro semestre, explorando materiais e métodos de acordo com os requisitos do projeto artístico pessoal; - Integrar diferentes dimensões do desenho—formal, conceptual, expressivo—em composições mais complexas e matizadas; - Fomentar um entendimento aplicado e contextual das práticas artísticas contemporâneas, através da análise de casos e interação com profissionais do campo, de modo a fomentar a capacidade de articulação do próprio trabalho artístico; - Aumentar a autonomia na condução da pesquisa e realização de projetos artísticos, desde a conceção até à exposição.
  • BibliografiaBibliography
    . AAVV. (2005). New perspectives in drawing, vitamin D. Phaidon . Barrett, T. (2010). Making Art: Form and Meaning. McGraw-Hill. . Bayles, D. e Orland, T. (1993). Art & Fear: Observations On the Perils (and Rewards) of Artmaking. Image Continuum Press. . Bismarck, M. (2007). Desenhar é o desenho. Livro de Atas de Conferência Nacional. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. . Danto, A. C. (1997). After the End of Art: Contemporary Art and the Pale of History." Princeton University Press. . Hoptman, L. J. (2002). Drawing Now: Eight Propositions. The Museum of Modern Art. . McNiff, S. (1998) Art-Based Research. Jessica Kingsley Publishers. . Maslen, M. e Southern, J. (2011). Drawing Projects: An Exploration of the Language of Drawing. Black Dog Publishing. . Sale, T., & Betti, C. (2007). Drawing: A contemporary approach. Cengage Learning. . Sullivan, G. (2010). Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. SAGE Publications.  
  • MetodologiaMethodology
      Tal como em "Projeto de Desenho Artístico I", as aulas de "Projeto de Desenho Artístico II" são divididas entre componentes teóricas e práticas. A componente teórica beneficia de exposições orais apoiadas por meios audiovisuais, que são enriquecidas por uma diversidade de exemplos práticos e referências artísticas. Visitas a exposições e ateliês, bem como a participação de artistas convidados, proporcionam aos estudantes uma compreensão contextualizada e aplicada das práticas artísticas contemporâneas, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem. Na componente prática, o ambiente é semelhante ao de um atelier, permitindo que os estudantes trabalhem no desenvolvimento dos seus projetos artísticos individuais. A fase inicial das aulas é caracterizada por exercícios guiados que exploram diferentes técnicas e materiais, seguida por uma fase mais autónoma onde os estudantes trabalham nos seus projetos individuais sob acompanhamento tutorial.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não