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IPLUSO 26034

Projeto de Desenho Digital II

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina aprofunda a prática autoral em desenho digital, incentivando a experimentação, a autonomia na gestão de projetos e o domínio de estratégias avançadas de desenvolvimento e apresentação em ambientes digitais.
  • ProgramaProgramme
    1. Continuação do trabalho iniciado no primeiro semestre com a UC "Projeto de Desenho Digital I" com o aprofundamento em software de desenho e ilustração digital, com foco em técnicas avançadas em Adobe Illustrator, Blender, Adobe Photoshop, Procreate, entre outros. 2. Análise de trabalhos contemporâneos em desenho digital, focando em técnicas, linguagem, e estratégias de apresentação e exposição. Desenvolvimento e gestão de projeto autoral centrado na descoberta e aprofundamento de uma linguagem e estilo próprios em desenho digital. Experimentação com novas técnicas digitais, métodos e abordagens conceptuais que ampliem os horizontes da prática artística emmeios digitais. Abordagem de todo o ciclo de vida do projeto, desde a conceção, passando pela execução, até à apresentação e exposição. Apresentação final interativa e apresentação oral do projeto digital desenvolvido ao longo do semestre.
  • ObjectivosObjectives
      Esta UC visa ser uma continuidade avançada de 'Projeto de Desenho Digital I'. Tem como objetivos: . Incentivar os estudantes a arriscar e a explorar novas técnicas, métodos e conceitos, fora dos domínios tradicionais do desenho digital, para os estudantes descobrirem novas direções na sua prática artística e encontrarem soluções criativas para desafios inesperados. . Fortalecer a prática autoral em desenho digital, aprofundando o desenvolvimento de uma linguagem individualizada, segundo aspirações e investigações de cada estudante; . Desenvolver hábitos e estratégias que favoreçam a autonomia na gestão complexa de projetos, desde a fase de investigação até à apresentação e exposição, com foco em estratégias avançadas de desenvolvimento e implementação. . Fomentar as competências necessárias para a criação de apresentações interativas em ambientes digitais, e a capacidade de apresentação oral, para preparar os estudantes para contextos académicos e profissionais exigentes.
  • BibliografiaBibliography
    . 3dtotal Publishing. (2023). A guide to Digital Painting in Procreate: Landscapes & Plein Air. 3DTotal Publishing. . 3dtotal Publishing. (2020). Art Fundamentals 2nd edition: Light, shape, color, perspective, depth, composition & anatomy. 3DTotal Publishing. . Batista, T. (2011). As implicações do digital nas práticas contemporâneas do desenho. Tese de Mestrado. FBAUL. . Casey, M., e Edmonds, E. (2019). From Technological to Virtual Art. MIT Press. . Cousens, D. (2013). Digital Art: A Complete Guide to Making Your Own Computer Artworks. Arcturus Publishing Limited. . Elkins, J. (2010). How to Use Your Eyes. Routledge. . Lee, M. R., e Chen, T. T. (2015). Digital creativity: Research themes and framework. Em: Computers in human behavior, 42, 12-19. . Lovejoy, M., Vesna, V., e Paul, C. (2019). Context Providers: Conditions of Meaning in Media Arts. Intellect Books. . Manovich, L. (2001). The Language of New Media. MIT Press.
  • MetodologiaMethodology
    O processo de ensino/aprendizagem adota uma abordagem teórico-prática. A vertente teórica é apoiada em análises críticas e estudos de caso para promover uma compreensão profunda das técnicas e conceitos contemporâneos em desenho digital. Esta componente oferece aos estudantes uma base sólida para explorar novas direções na sua prática artística, consolidando a sua linguagem individualizada. Por outro lado, a vertente prática é predominantemente centrada em aulas práticas, tutoriais e trabalho de projeto. Os estudantes têm a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em exercícios práticos e um projeto autoral, que são desenvolvidos com o acompanhamento próximo do docente. Esta abordagem permite aos estudantes uma aplicação prática e contextualizada dos seus conhecimentos, favorecendo a autonomia na gestão complexa de projetos. A avaliação contínua é implementada para assegurar que os estudantes estão a progredir de acordo com os objetivos da Unidade Curricular.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não