IPLUSO 337
Psicologia da Aprendizagem
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC tem por objectivo fomentar nos estudantes a necessidade de conhecimento e compreensão sobre os principais conceitos psicológicos que interferem na aprendizagem, em especial no que diz respeito às técnicas de ensino aprendizagem de um criminólogo. Pretende ainda iniciar os alunos na análise e reflexão dos constructos presentes na prática profissional, bem como os princípios e regras subjacentes à prendizagem, impulsionando estruturação dos conteúdos e das tarefas no processo de ensino e suas repercussões na aprendizagem.
-
ProgramaProgrammeIntrodução à psicologia da aprendizagem: Definição e conceitos de aprendizagem; Relação entre o Desenvolvimento e Aprendizagem. Teorias psicológicas da aprendizagem: behavioristas; cognitivas; contextualistas. Aprendizagem como processo de formação, aquisição e domínio de conceitos. Aspetos psicológicos e da personalidade: repercussões na aprendizagem. Estilos de atividade Mental do aluno e Estratégias de Aprendizagem. Estrutura dos conteúdos e das tarefas no processo de ensino e suas repercussões na aprendizagem. Personalidade e Atitudes do Educador/Docente e Processo de Aprendizagem. Estrutura funcional da turma como unidade psicossocial e Aprendizagem.
-
ObjectivosObjectivesIdentificar aspetos psicológicos que interferem na aprendizagem; Promover a compreensão dos processos de aprendizagem e a consciencialização dos seus efeitos no desempenho dos alunos; Proporcionar a otimização do processo de ensino em conformidade com os estilos de aprendizagem dos alunos.
-
BibliografiaBibliographyArends, R.I. (2000). Aprender a ensinar., Lis: MGHill. Barros de Oliveira, J.H. (1999). Psic. da educação escolar, vol I e II. Coim: Almedina Coll, C., Palacios, J., Merchesi, A. (org.) (1996). Desenvolvimento psicológico e educação, volume 2: Psic. da edu. Porto Alegre: Artes Médicas. Fonseca, V. (2004). Dificuldades de aprendizagem. Lis: Âncora edit. Tavares, J.; Alarcão, I. (1992). Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Almedina. Tavares, J., Pereira, A. S., Gomes, A. A., Monteiro, S. M., Gomes, A. (2011). Manual de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Porto: Porto Ed. Vigotsky, L.S. (1998). A formação social da mente. S. P: Martins Fontes. Wood, D. (2003). Como as crianças pensam e aprendem. S. Paulo: Ed Loyola. Veiga F. (2013). Psicologia da Educação: teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Lisboa, Portugal: Climepsi Editores. [capítulo 1: p. 27-66]
-
MetodologiaMethodologyMetodologias de carácter ativo, privilegiando a participação e o envolvimento dos mestrandos na reflexão dos conteúdos programáticos. Abordagem de temas através de trabalhos individuais e/ou de grupo, tendo por finalidade potenciar a curiosidade reflexiva e o debate. Relatórios sobre conteúdos e temáticas lecionadas 20%; trabalhos de pesquisa literária ou de campo e organização de portefólios das tarefas 30%; e provas intermédias e finais 50%.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão