Skip to main content

IPLUSO 99

Psicologia Social

Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta UC identifica-se o domínio específico da psicologia social adoptando a sua perspetiva para o conhecimento do indivíduo enquanto ser social.
  • ProgramaProgramme
      1. Introdução: Objecto, teorias e níveis de análise em Psicologia Social   2. O grupo e o indivíduo      2.1. Estrutura, dinâmica e desempenho grupais      2.2. Normas sociais: processos de submissão, conformismo, conversão e internalização   3. Atitudes      3.1.Atitudes e comportamentos      3.2. Persuasão e mudança de atitudes   4. Percepção e cognição social      4.1. Percepção de pessoas: formação de impressões e atribuição causal      4.2. Percepção de grupos: estereótipos   5. Os grupos na sociedade      5.1. Identidade social, preconceito e discriminação      5.2. Interdependência, conflito por recursos e redução do conflito      5.3. Cultura e relações intergrupais
  • ObjectivosObjectives
    A UC tem por objectivos ensinar a análise dos fenómenos de grupo e de interacção social e a sua influência nos processos psicológicos individuais, promovendo a compreensão da abordagem científica da psicologia social, através da aprendizagem dos métodos e técnicas específicas de investigação que lhe são característicos.   No final do semestre, os estudantes devem ter adquirido as seguintes competências: Reconhecer os principais pontos de interesse da psicologia social (O1); Identificar e entender os principais métodos utilizados nesta área (O2); Compreender o conceito de grupo e os processos de influência social (O3); Reconhecer o conceito de atitude e a sua relação com o comportamento, e compreender a sua mudança (O4); Descrever o processo de percepção de pessoas, bem como o conceito de estereótipo social (O5); Compreender os princípios que regem as relações entre grupos sociais (O6).
  • BibliografiaBibliography
    Brehm, S. S., Kassin, S. M., Fein, S. (Eds.) (1999). Social Psychology . Boston: Mifflin Company. Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds) (2010). Handbook of social psychology (5th ed.). New York, NY: Wiley. Jhangiani, R. & H. Tarry. (2014). Principles of Social Psychology: 1st International Edition . Victoria, B.C.: BCcampus. Retrieved from https://opentextbc.ca/socialpsychology/ Vala, J. e Monteiro, M.B. (2013 ). Psicologia Social (9ªed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate,  discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não