Skip to main content

IPLUSO 19635

Radiofarmácia II

Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Radiofarmácia II pretende reforçar e cimentar o conhecimento adquirido em Radiofarmácia I, nomeadamente acerca da química do Tecnécio e do Iodo, por forma a integrar esses conhecimentos para a preparação e controlo de qualidade dos radiofármacos SPECT mais comuns na prática clínica atual.
  • ProgramaProgramme
    1- Produção de radionuclídeos com interesse para a Medicina Nuclear 2- Química radiofarmacêutica e métodos de marcação de radiofármacos 3- Mecanismos de localização de radiofármacos 4- Características e aplicações clínicas de radiofármacos disponíveis comercialmente 5- Normas e regulamentação legal 6- Gestão da atividade num laboratório de radiofarmácia
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se dotar o estudante de conhecimentos, que lhe permitam identificar métodos de produção de radionuclídeos, química radiofarmacêutica e métodos de marcação de diversos RF, mecanismos de localização dos principais RF, as suas características e aplicações clínicas, bem como normas de boas práticas e legais em vigor. O aluno deverá ficar apto a executar com rigor e destreza os procedimentos técnicos exigidos numa radiofarmácia hospitalar, nomeadamente preparação de diversos RF e respetivo CQ (específico para cada RF). O aluno deve ainda adquirir competências na preparação de doses de RF para adultos e doentes pediátricos, utilizando cálculo de decaimento radioativo e de ajuste da radioatividade em função das características de cada radiofármaco e de cada doente. Adicionalmente, o aluno deverá ser capaz de compreender e executar técnicas de fracionamento de kits liofilizados, numa perspetiva de gestão dos recursos e da atividade obtida em simulação de vários cenários reais.
  • BibliografiaBibliography
    Saha B. (2013). Fundamentals of Nuclear Pharmacy. 6th edition. New York: Springer-Verlag. The Radiopharmacy – a Technologist’s Guide (2008). European Association of Nuclear Medicine. Guidelines on current good Radiopharmacy Practice (cGRPP) in the Preparation of Radiopharmaceuticals. (2007). European Association of Nuclear Medicine. Zolle L. (2007). Technetium-99m Pharmaceuticals: Preparation and Quality Control in Nuclear Medicine. New York: Springer. Welch J, Redvanly S. (2003). Handbook of Radiopharmaceuticals – Radiochemistry and Applications. Chichester: John Wiley & Sons.  
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias de ensino da componente teórica incluem exposição dos conteúdos através de projeção de diapositivos. Na componente prática, os conteúdos serão demonstrados em contexto laboratorial e executados, sob orientação, pelo próprio aluno. Haverá ainda lugar à resolução de problemas e questões de natureza teórica e prática. A UC pode ser realizada por avaliação contínua ou exame final. A classificação final (CF) da UC por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente teórica (50%) e na componente prática (50%). A componente teórica é avaliada por duas frequências escritas (ponderação de 50% cada). A avaliação da componente prática consta de 2 provas práticas. A nota mínima para cada momento de avaliação é de 8 valores. O valor ponderado das classificações obtidas em cada uma das componentes (T e PL) e à UC tem de ser no mínimo 9,5 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não