Skip to main content

IPLUSO 19210

Relação Terapêutica em Enfermagem

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Cuidar em enfermagem pressupõe uma relação, que é em si terapêutica. Ao cuidar da pessoa, estabelecer uma relação terapêutica torna-se premente, na medida em que as questões que rodeiam os processos de saúde-doença causam grande ansiedade e sofrimento à pessoa e família, havendo necessidade de usar estratégias para facilitar a expressão de emoções, sentimentos e necessidades da mesma. O enfermeiro ao colocar-se no lugar do Outro, estando consciente de si próprio, poderá percepcionar e compreender mais facilmente as necessidades da pessoa, constituindo este o objetivo major e propósito da presente Unidade Curricular.
  • ProgramaProgramme
    A Comunicação enquanto processo Humano/Relacional em Enfermagem Fundamentos Básicos da Comunicação: Tipos de Comunicação, Axiomas e Elementos da Comunicação Estilos de Comunicação Condicionantes da Comunicação Comunicação em Enfermagem: Finalidade e princípios Teorias e Modelos de Enfermagem e Comunicação   Relação Terapêutica em Enfermagem Conceito Objectivos Especificidade Atitudes facilitadoras da Relação Terapèutica Competências de Comunicação Clínica em Enfermagem Condições da Relação Autoconhecimento   Comunicação em situações específicas Entrevista: Princípios, tipos e fases da entrevista Estratégias de Comunicação com a Criança e Jovem Comunicação de Más Notícias Técnicas de Comunicação com a Pessoa com Alteração da Comunicação Oral Estratégias de Comunicação em Situação de Crise/Cliente agressivo Estratégias de Comunicação no seio da Equipa de Saúde
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que o estudante de enfermagem: Compreenda o processo de comunicação interpessoal em Enfermagem Desenvolva autoconhecimento para gerir a relação com diferentes público-alvo Desenvolva a abordagem centrada no cliente utilizando técnicas de comunicação terapêutica Reconheça em si condicionantes à comunicação Reconheça condições essenciais, limites e impasses na relação terapêutica Diagnostique situações que exijam a utilização de técnicas de comunicação terapêutica Discuta a aplicabilidade das diferentes técnicas comunicacionais em diferentes público-alvo Mostre em contexto simulado a aquisição de abordagens e técnicas comunicacionais adequadas à complexidade das diversas situações Desenvolva espírito reflexivo e analítico Desenvolva habilidades de relação interpessoal Desenvolva capacidade de autoconsciencialização, crítica e autocrítica Reflita sobre o conhecimento e consciência de si enquanto pessoa e estudante de enfermagem
  • BibliografiaBibliography
    Boyd, C. & Dare, J. (2014). Communication Skills for Nurses. John Wiley & Sons, ISBN 978-1-118-76750-4 (ePub) Chalifour, J. (2007). A Intervenção Terapêutica -Os Fundamentos Existencial-Humanistas, Volume 2. Lusodidacta. Chalifour, J. (2009). A Intervenção Terapêutica - Estratégias de Intervenção, Volume 1. Lusodidacta. Lazure H. (1994). Viver a Relação de Ajuda: Abordagem Teórica e Prática de um Critério de Competência da Enfermeira. Lusodidacta. Phaneuf, M. (2005). Comunicação, Entrevista, Relação de Ajuda e Validação . Lusociência Riley, J. B. (2019). Communication in nursing (9th ed). Mosby Elsevier Sequeira C. (2016). Comunicação Clínica e Relação de Ajuda.  Lidel.  
  • MetodologiaMethodology
    Na unidade curricular de Relação Terapêutica em Enfermagem, recorre-se a metodologias pedagógicas inovadoras que promovem uma aprendizagem ativa e centrada no estudante. Entre estas, destaca-se o Team-Based Learning (TBL), metodologia estruturada que privilegia o trabalho colaborativo e a corresponsabilização pelo processo de aprendizagem. Através da realização de tarefas em sala de aula, seguidas da respetiva discussão e análise em pequenos grupos, fomenta-se o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de análise e da integração dos conteúdos teóricos em situações contextualizadas. Este processo contribui para a consolidação de competências relacionais, comunicacionais e reflexivas, essenciais ao desempenho profissional em enfermagem, fortalecendo a articulação entre teoria e prática e a qualidade da formação académica.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não