IPLUSO 26401
Seminário de Projeto de Dissertação
Artes Visuais e Media Digitais (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationUnidade curricular dedicada à investigação em arte.
-
ProgramaProgrammeMódulo 1: Investigação em Arte 1.1. Investigação artística e Practice as Research 1.2. Investigação teórica 1.3. Cruzamento da investigação teórica e artística 1.4. Ferramentas específicas da investigação em arte 1.5. Conceptualização e tradução da investigação artística Módulo 2: Meta-dissertação e Apresentação de Projetos Artísticos 2.1. O registo fotográfico e videográfico da obra de arte e dos processos artísticos. 2.2. Arquivamento e organização. 2.3. Memória descritiva e legendagem. 2.4. Portefólio. 2.5. O papel da narrativa na documentação artística (estudos de caso). 2.6. Estruturação do documento meta-dissertativo Módulo 3: Ética na Prática Artística e na Investigação 3.1. Direitos de autor e propriedade intelectual 3.2. Ética na investigação em Arte 3.3. Consentimento e representação 3.4. Fazer referências de forma ética e académica 3.5. Considerações culturais e contextuais
-
ObjectivosObjectives. Adquirir uma compreensão das metodologias de investigação em arte, tanto teóricas quanto práticas; . Compreender o papel da "Practice as Research" no contexto artístico; . Desenvolver competências para documentar adequadamente o processo e os produtos artísticos; . Aprender a elaborar uma memória descritiva e um portfólio coerente e impactante; . Ganhar uma compreensão profunda das considerações éticas na prática artística e na investigação; . Compreender e aplicar os princípios de direitos de autor e propriedade intelectual; . Desenvolver uma abordagem crítica para avaliar literatura relevante e trabalhos artísticos, integrando essa análise nas próprias investigações; . Aperfeiçoar a capacidade de organizar materiais de investigação e de arte, planear a execução do projeto e gerir o tempo eficazmente; . Refinar as competências de comunicação oral e escrita para apresentar ideias e resultados de forma clara e persuasiva.
-
BibliografiaBibliography. Bury, S. (1995). Artists' books: the book as a work of art, 1963-1995. Scholar Press. . Sousa, G. (1988). Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Livraria Civilização. . Frada, J. J. C. (2005). Novo Guia Prático para a Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos e Organização de Currículos. Sete Caminhos. . Garner, S. (2008). Writing on Drawing: Essays on Drawing Practice and Research. Intellect. . Molina, J. J. G. (1999). Estrategias Del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Cátedra. . Molina, J.J. G. (2005). Los Nombres del Dibujo. Cátedra. . Rose, G. (2022). Visual methodologies: An introduction to researching with visual materials. Visual methodologies, 1-100. . Shaw, I. (2008). Ethics and the practice of qualitative research. Qualitative social work, 7(4), 400-414. . Sousa, G. V. e (1988). Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Livraria Civilização Editora.
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino desta unidade curricular assenta em três pilares metodológicos distintos, cada um contribuindo de forma única para a formação integral do estudante. O primeiro pilar é a exposição teórica. Cada módulo é suportado por aulas teóricas, com apoio em materiais audiovisuais, bibliográficos e outros materiais de apoio preparados antecipadamente pela docência. O segundo pilar é a orientação tutorial. Neste contexto, os docentes e os orientadores trabalham de perto com os estudantes para estabelecer parâmetros de investigação e delineamento do projeto final, designadamente com a estruturação de um documento edissertativo, bem estruturado e que deve ser desenvolvido no 2º semestre. O terceiro pilar metodológico é a integração de especialistas convidados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS30
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão