IPLUSO 19547
Semiologia Clínica
Osteopatia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Semiologia Clínica, consite na obtenção dos dados relevantes da evolução temporal das queixas e do exame físico. Constitui a base da compreensão do ser humano doente. A valorização dos dados analíticos exige, sempre, a aplicação do seu valor abstracto à especificidade irrepetível do doente em causa. O domínio da semiologia, é muito complexo, e de aquisição demorada e trabalhosa, implicando o domínio de vários componentes: conhecimento da fisiologia normal e dos múltiplos mecanismos de doença, mestria dos métodos e técnicas de colheita de dados, sejam eles a história clínica ou o exame físico, e capacidade de interpretação dos dados recolhidos. A Semiologia Clínica é considerada uma das ciências essenciais dos cursos na área das ciências da saúde.
-
ProgramaProgrammeO diagnóstico clínico Conceito de semiologia Testes de diagnóstico laboratorial Semiologia e diagnóstico nas seguintes áreas de patologia: Cárdio-Vasculares Hipertensão Arterial Cardiopatia Isquémica Insuficiência Cardíaca Insuficiência Venosa Crónica Aparelho Respiratório Infeções do Trato Respiratório Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica Aparelho Digestivo Úlcera Péptica Gastrite Doença do Refluxo Gastro-Esofágico Patologias do Cólon Endócrinas Diabetes Mellitus Hipertiroidismo Hipotiroidismo Cérebro-Vasculares Acidente Vascular Cerebral Aparelho Locomotor Doenças da Coluna Vertebral Doenças das Articulações Oncológicas Alérgicas Respiratórias Cutâneas Discussão de Casos Clínicos
-
ObjectivosObjectivesTransmitir a importância da semiologia no diagnóstico clínico. Dotar os alunos do conhecimento semiológico essencial. Transmitir aos alunos a noção de análises laboratoriais como complemento da semiologia. Dotar os alunos de conhecimentos inerentes à interpretação dos exames laboratoriais. Aprender a integrar sinais e sintomas na prática do diagnóstico clínico. Compreender a importância do diagnóstico correto. Interpretar exames laboratoriais. Aprender a integrar as análises clínicas como auxiliares da semiologia.
-
BibliografiaBibliographyDouglas, G.; Nicol, F. &Robertson, C. (2005). Macleod's Clinical Examination with student consult access. (11th ed.). Elsevier. Ford, M.; Japp, A. & Hennessey I. (2005). Introduction to Clinical Examination. Elsevier. Papanikitas, A.; Bahal, N. & Chan M. (2005). Get Through Clinical Finals: A Toolkit for OSCE's (Get Through Series). CRC Press. Ducla Soares, J.L. (2007). Semiologia Médica - Princípios, Métodos e Interpretação. Lidel. Welsby, P. D. (2002). História e Exame Clínico. (2nd ed.). Churchill Livingstone, Euromédice. Thomas, J. and Monaghan, T. (2014). Oxford Handbook of Clinical Examination and Practical Skills. 2nd ed. USA: Oxford University Press Hall, J. and Katrina, P. (2013). Essentials of Clinical Examination Handbook. USA: Thieme. E-Book
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão