IPLUSO 21873
Sistemas e Gestão de Conteúdo Online
Marketing Digital (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular tem por objectivos principais fornecer aos alunos um conhecimento aprofundado dos diferentes sistemas de gestão de conteúdo web disponíveis atualmente. Os alunos deverão também saber optimizar e adaptar diferentes templates e a produzir conteúdo optimizado para web.
-
ProgramaProgrammeSistemas de Gestão de Conteúdos (CMS); Sistemas proprietários versus sistemas open-source; Categorias de sistemas; Processo de instalação Modelos/Templates; Instalação de Domínio; Workflow Inserção e gestão de conteúdos; Sistema de publicação; Gestão de utilizadores; Segurança de acessos; Estatísticas Motores de pesquisa.
-
ObjectivosObjectivesCompetências no desenvolvimento de páginas Web com recurso a plataformas de CMS (Wordpress); Estrutura da página e seus elementos; Principais estratégias de apresentação e navegação. Gestão de conteúdos e elementos externos. Boas práticas de usabilidade web; Desenvolver projetos de cariz técnico, estético e criativo adaptados ao público-alvo e à temática.
-
BibliografiaBibliographyAdobe Creative Team (2012). Adobe Photoshop CS6 Classroom in a Book. USA: Adobe Press. Cooper, A., Reimann, R., Cronin, D. & Noessel, C.(2014). About Face: The Essentials of Interaction Design. USA: Wiley. Krug, S. (2014). Don't Make Me Think, Revisited: A Common Sense Approach to Web Usability. 3rd Edition. New Riders;
-
MetodologiaMethodologySendo uma UC teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos. Serão ainda ministrados exercícios práticos, utilizando o ferramentas de IA de texto e imagem e também sistema de organização e gestão de conteúdos online o Wordpress. Será efectuado o acompanhamento dos projetos junto dos alunos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão