IPLUSO 19570
Técnicas Citohistoquímicas
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationOs mecanismos físico-químicos da maioria das colorações histológicas estão atualmente esclarecidos. Os métodos de coloração histológica, desde corantes ácidos até à impregnação por metais, envolvem princípios físico-químicos amplamente semelhantes. Serão descritas e discutidas as principais teorias sobre os procedimentos comuns da coloração, para uma correta preparação e análise dos tecidos com a finalidade de diagnosticar patologias e cooperar em atividades de investigação, dentro dos parâmetros de qualidade exigidos, assim como facilitar a solução racional de problemas, na sua eventual existência.
-
ProgramaProgramme1.Teoria da Coloração. Composição da luz branca e cores complementares. Efeito batocromo e efeito hipsocromo. Corantes naturais e corantes sintéticos. Estrutura química e grupos funcionais dos corantes. Classificação dos corantes. Auxocromos e cromóforos. Mecanismos de ligação dos corantes aos componentes dos tecidos. Fatores que influenciam a coloração diferencial dos tecidos. Coloração direta e coloração indireta. Coloração progressiva e coloração regressiva. Impregnação por metais pesados. Metacromasia. 2. Histoquímica Tecido conjuntivo. Hidratos de Carbono Amilóide Lípidos Pigmentos e precipitados Agentes infeciosos Ácidos nucleicos 3. Histoquímica enzimática
-
ObjectivosObjectivesDar a conhecer as principais técnicas de coloração de células e tecidos e as suas aplicações no diagnóstico anatomo-patológico e investigação. Identificar as características bioquímicas de um dado componente de células ou de tecidos que permitem a coloração / impregnação; Identificar e descrever os princípios da coloração / impregnação de componentes de células e os tecidos para um determinado método histoquímico subjacente; Explicar os princípios de métodos histoquímicos que refletem os diferentes componentes e moléculas de tecidos e citar as aplicações destes em Patologia de diagnóstico; Identificar os fatores que influenciam a qualidade de diferentes métodos de histoquímica; Identificar e descrever os principais métodos para a avaliação da atividade da enzima em um tecido (histoquímica enzimática); Observar e interpretar os ensaios microscópicos histoquímicos e histoenzimáticos realizados em aulas práticas e avaliar a sua qualidade.
-
BibliografiaBibliographyBancroft JD, Stevens A. (2007). Theory and Practice of Histological Techniques. (6 th ed.).Edinburgh: Churchill Livingstone. Kiernan JA. (2015). Histological and Histochemical Methods. (5 th ed.). United Kingdom: Scion Publishing Ltd. Luna L. (1993). Histopathologic Methods and Color Atlas of Special Stains and Tissue Artifacts. American Histolabs Pub Dept. Carson FL, Hladik C. (2014). Histotechnology: A Self-Instructional Text. (4 th ed.). American Society for Clinical Pathology. Wick, MR. (2008). Diagnostic Histochemistry. (1 st ed.). New York: Cambridge University Press.
-
MetodologiaMethodologyNas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão