IPLUSO 24735
Técnicas de Impressão, Gravura e Estampagem DIY
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC constitui uma aproximação exploratória e introdutória a diferentes técnicas de reprodução e impressão. Desenvolvem-se experiências relacionadas com a gravura, estamparia e impressão dando particular destaque a técnicas analógicas simples e não tóxicas. Privilegiando-se a familiarização e experimentação dos modos de produção analógicos, serão também usados recursos digitais implicados a técnicas de impressão e reprodução digitais contemporâneas.
-
ProgramaProgrammeAprendizagem e exploração de técnicas e linguagens específicas da gravura, estampagem e impressão. Estratégias de representação gráfica no desenho com vista à sua reprodução através da estampagem, gravura e impressão. Introdução à estampagem: -Antotipia e Cianotipia; -Construção de Carimbos e Block Printing; -Transfer digital; -Projeto Tote Bag. Introdução à gravura: - Elaboração de Técnicas em relevo: Linogravura (subtrativa) e Collagraph (aditiva). - Processos, materiais, utensi¿lios e terminologia; - Elaboração de desenhos e planificação do trabalho. Introdução à impressão: - Introdução à impressão com recurso a máscaras em cartão ou plástico (stencil) - Materiais e técnicas; - Elaboração de desenhos para matrizes; - Impressão e acabamentos. .Concepção e produção de um objecto gráfico com aplicação das diferentes técnicas aprendidas.
-
ObjectivosObjectives- Dar a conhecer a história e especificidades das técnicas de impressão manual e digital; - Desenvolver, através de trabalhos práticos, técnicas de impressão em estampagem, técnicas em relevo e stencil; - Conhecer a terminologia específica das técnicas introduzidas (processos, instrumentos, materiais, conceitos); - Promover a exploração gráfica e plástica nos processos de impressão abordados, através do exercício plástico da composição, da cor e das multicamadas; - Experimentar diferentes suportes e noções reais de aplicabilidade.
-
BibliografiaBibliographyAyres, J. (2000). Monotype: Mediums and Methods for Painterly Printmaking. New York: Watson Guptil Jorge, A. & Gabriel, M. (1986). Técnicas de Gravura Artística. Lisboas: Livros Horizonte Schmidt, C. (2011). Print Workshop. New York: Potter Craft Turner, S. & Trisley, F. (1996). Guia prático de gravura. Lisboa: Estampa. Soares, E. (1971). História da Gravura Artística em Postual – Os artistas e as suas obras. Lisboa: S. Carlos Coldwell, P. (2010). Printmaking – A contemporary Perspective. London: Blackdog Publishing Castleman, R. (1976). Prints of the Twentieth Century, a History. London: Thames &Hudson Vale, P. (2012) Tarefas infinitas: quando a arte e o livro se ilimitam. Catálogo. Lisboa: Gulbenkian
-
MetodologiaMethodologyOs conteúdos programáticos serão desenvolvidos a partir da realização de exercícios práticos, progredindo de situações simples a mais complexas. Uma atitude de permanente experimentação é favorecida durante as aulas, usando os materiais e técnicas propostos pelos docentes. Todo o trabalho é precedido de introduções explicativas com recurso a demonstrações práticas, livros e meios audiovisuais.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




