Skip to main content

IPLUSO 19606

Técnicas Laboratoriais em Biologia e Genética Forense

Laboratório Forense e Criminal (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular tem como objectivo essencial conferir formação técnica nas áreas científicas laboratoriais da medicina legal, nomeadamente em Biologia e Genética Forense. Nenhuma formação biológica ou biomédica pode dispensar a compreensão do papel da biologia molecular como suporte científico de múltiplas disciplinas da área da saúde nomeadamente na medicina legal. O crescimento quase exponencial da Genética Humana nos finais do Século XX, culminando com o mapeamento do genoma humano, permitiu uma melhor compreensão de toda a patologia clínica. As aulas laboratoriais são um complemento do ensino teórico e têm como objectivo principal a aprendizagem das técnicas mais vulgares da biologia molecular. No final do curso, o estudante deverá ser capaz de aplicar os conceitos adquiridos na interpretação e resolução de situações relacionadas com o exercício da profissão.  
  • ProgramaProgramme
    1. A aplicação da análise genética em medicina legal. 1.1 Principios da Biologia molecular 1.2 Proteinas e ácidos nucleicos1.3 Leis da hereditariedade 1.4 Mutação e polimorfismo1.5. Doenças hereditárias1.6 Genética das populações 2. Princípios da aplicação de técnicas de extração de ADN. 2.1Metodologia geral da extração 2.2 Metodos de extracção de diferentes tecidos. 2.3 A qualidade da extração. 3.Princípios da aplicação de técnicas de amplificação de ADN. 3.1. Replicação do DNA. 3.2. Enzimas usadas e biologia molecular3.3. PCR convencional3.4- Variantes do PCR convencional  4.Princípios da aplicação de técnicas de deteção dos produtos da PCR. 4.1 Marcadores moleculares4.2 Diagnóstico clínico (detecção de mutações RFLPs, deleções) 4.3 Diagnóstico forense (amplificação de diferentes regiões polimórficas) 4.4 Detecção de vírus e organismos patogénicos  5.Escolha e validação; controlo de qualidade.    
  • ObjectivosObjectives
    Conferir formação técnica nas áreas científicas laboratoriais da medicina legal, nomeadamente em Biologia e Genética Forense. Potenciar conhecimentos científicos e aptidões laboratoriais e informáticas para entendimento do potencial e limites das análises periciais do âmbito da Biologia e Genética Forense. Transmitir conhecimentos sobre o papel da genética forense na identificação genética em perícias de parentesco biológico, criminalística biológica e identificação de restos cadavéricos e, ainda, sobre o percurso laboratorial das análises a realizar e sobre os marcadores genéticos mais usados na resolução dos casos forenses.
  • BibliografiaBibliography
    Goodwin W, Linacre A, Hadi. An Introduction to Forensic Genetics. 2nd ed. John Wiley & Sons, 2010 ISBN: 978-0-470-71019-7 Butler JM; Advanced Topics in Forensic DNA Typing: Methodology, Academic Press, 2011 ISBN: 9780123745132
  • MetodologiaMethodology
    Nas aulas práticas o estudante tem acesso previamente aos protocolos experimentais a realizar em cada sessão de aula, o que lhe permite uma leitura e preparação prévias. Esses protocolos são acompanhados de um conjunto de questões, de modo a garantir a preparação individual e, posteriormente a discussão dos procedimentos e dos resultados.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    10
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não