IPLUSO 19216
UFC I - Fundamentos de Enfermagem
Enfermagem (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA UFC I, será realizada contexto clínico, em unidades de saúde, tais como, Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI), Residências Séniores, e em Unidades de Cuidados Continuados de média e longa duração, representando o primeiro contacto do estudante de enfermagem com a realidade da profissão de Enfermagem. Permite a aquisição das competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, bem como, promover o desenvolvimento do raciocínio clínico e da tomada de decisão em enfermagem. Ao longo do estágio UFC I,o estudante será chamado a assumir responsabilidade e a agir tendo em conta os princípios éticos e deontológicos aquando da prestação de cuidados de enfermagem, considerando uma visão holística e garantindo a segurança à pessoa/família e restantes elementos da equipa. Os estudantes serão distribuídos durante 4 semanas, com uma carga horária total de 140 horas. É de presença obrigatória, tendo um limite de faltas de 10%, num total de 14 horas, quando devidamente justificadas.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos Observação dinâmica da pessoa e interações familiares; Entrevista de enfermagem; Cuidados de Higiene e Conforto; Posicionamentos, Transferências e Mobilizações; Alimentação entérica e hidratação oral; Eliminação (com as respetivas técnicas de algaliação e esvaziamento, colheitas de urina e enema de limpeza); Relação de Ajuda; Comunicação; Trabalho em Equipa; Ambiente Terapêutico Seguro; Sistemas de Informação; Ética e Deontologia Profissional; Satisfação das Atividades de Vida Diária segundo Nancy Roper
-
ObjectivosObjectives1. Conhecer as características das instituições prestadoras de serviços de saúde onde estão inseridos; 2. Conhecer os recursos para o indivíduo, ao longo do ciclo de vida; 3. Conhecer as diferentes áreas da saúde com as quais a enfermagem está em inter-relação ou nas quais se integra; 4. Prestar cuidados de enfermagem aplicando a metodologia científica de enfermagem; 5. Desenvolver uma relação significativa com a pessoa/família/comunidade; 6. Adotar comportamentos inerentes ao código ético e deontológico em Enfermagem; 7. Demonstrar capacidade de trabalhar em equipa; 8. Adequar uma comunicação oral e escrita, adaptando-a à área de especificidade de cuidados de enfermagem; 9. Treinar os registos diários de enfermagem em contexto informático ou no Processo de Enfermagem do Cliente escrito; 10. Desenvolver capacidade de análise crítica e reflexiva na prática de cuidados de Enfermagem,baseados na investigação mais atual; 11. Promover um ambiente seguro para os clientes e profissionais de saúde.
-
BibliografiaBibliographyAlfaro-Lefevre, R. (2010). Aplicação do Processo de Enfermagem: uma ferramenta para o Pensamento Crítico. Porto: Artmed. Conselho Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE/ICNP (2016). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - Versão 2015. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros. Masters. K. (2015). Nursing Theories: A Framework for Professional Practice (2nd Ed). Burlington: Jones Potter, P. A.; Perry, A.G. (2006).Fundamentos de Enfermagem: conceitos e procedimentos. Loures: Lusociência. Roper, N.; Logan, W.; Tierney, A. J. (2001).O Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney. Lisboa: Climepsi. Tomey, A., Alligood, M. (2004). Teorias de Enfermagem e a sua Obra: Modelos e Teóricas de Enfermagem (5ª Ed). Loures: Lusociência.
-
MetodologiaMethodologyDado o carácter específico da Unidade Curricular (estágio), as atividades desenvolvidas no contexto clínico, baseiam-se ma formação "on Job" permitindo a reflexão supervisionada na ação, com a ajuda do orientador clínico e orientador pedagógico, estratégia essa que, de acordo com as correntes da Escola Nova, é facilitadora da aquisição de conhecimentos, atitudes e valores fundamentais a qualquer profissão que, durante a formação, requerem imersão na prática, designadamente a Enfermagem.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS8
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipSim