Skip to main content

IPLUSO 21786

UFC III - Enfermagem Comunitária

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta formação clínica os estudantes têm oportunidade de desenvolver competências de enfermagem familiar e de enfermagem comunitária em Unidades de Saúde Familiares, Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e ou Unidades de Cuidados na Comunidade. São acompanhados por um supervisor interno e um supervisor externo preferencialmente com especialização em Enfermagem Comunitária.
  • ProgramaProgramme
    O estudante, durante a sua formação clínica, poderá desenvolver atividades integrado em projetos inerentes às unidades funcionais, prestar cuidados ao cliente/família/comunidade em todo o ciclo vital, quer em contexto de unidades de saúde familiar, unidades de cuidados de saúde personalizados, quer em unidades de cuidados na comunidade. As oportunidades de aprendizagem proporcionadas pelas unidades funcionais poderão ser recriadas pela mobilidade dos conhecimentos adquiridos em intervalo de tempo teórico e teórico-prático
  • ObjectivosObjectives
    Identificar os princípios orientadores e a organização da unidade de saúde onde realiza a formação clínica; Agir segundo os princípios ético-deontológicos da profissão de enfermagem; Demonstrar sentido de responsabilidade e capacidade de reflexão sobre a realidade e a mobilidade dos seus saberes, de modo a contribuir para a recriação dos cuidados de enfermagem; Compreender a dinâmica de trabalho da equipa de saúde tendo em conta o papel do enfermeiro e as interações que estabelece; Identificar as necessidades e problemas, bem como intervir junto de pessoas, famílias e grupos, integrados numa equipa multidisciplinar e intersectorial; Analisar criticamente a dinâmica da comunidade face à resolução de problemas relacionados com situações de risco; Refletir sobre as práticas de enfermagem em contexto comunitário; Desenvolver atividades de acordo com os objetivos de aprendizagem estabelecidos.
  • BibliografiaBibliography
    Imperatori, E., Giraldes, MR. (1986). Metodologia do Planeamento da saúde, 2ª ed. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Publica. —Ferrito, C., Nunes, L. & Ruivo, M. (2010). Metodologia de projeto: coletânea descritiva de etapas. Revista Percursos, 15:1-37 —Griffin, R. & Blunt, C. (2011). Building capacity and capability in primary care: a nurse development programme. Primary Health Care, 21(3):25-29. Silva, L.F. (org.) (2002). Promoção de saúde. Lisboa: Universidade Aberta. Stanhope & Lancaster (2011). Enfermagem de Saúde Pública ¿Cuidados de Saúde na Comunidade Centrados na População (7ª ed). Loures: Lusodidacta. Rice, R. (2004). Prática de Enfermagem nos Cuidados Domiciliários: conceitos e aplicação. Loures: Lusociência.  Phaneuf, M. (2005). Comunicação, entrevista, relação de ajuda e validação. Loures: Lusociência  Potter, P. e Perry, A. (2006). Fundamentos de enfermagem: conceitos e procedimentos. Loures: Lusociência. 
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação na prática, dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    16
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim