Assistente Operacional - Apoio à Infância
Telefone
- Deliberação A3ES
- Plano 2019-20
- Horas de contacto: 60.00
- Créditos ECTS: 8
- Requisitos de Graduação: 8
- Área Científica: Educação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
CalendáriosCalendars
-
ApresentaçãoPresentation
Esta Formação Avançada pretende abordar conhecimentos sobre pedagogia, psicologia e ludicidade, promovendo um desenvolvimento adequado durante as atividades quotidianas e de tempos livres. Através de uma abordagem multidisciplinar pretende-se um alargamento de saberes diferenciados que ajudam a promover a compreensão das diferentes respostas sociais e educativas. Esta formação promove competências para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens, colaborando na execução de atividades ludicopedagógicas, em diferentes contextos (vida diária, lazer). Com esta intervenção pretende-se promover o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- 9º ano de escolaridade;
- Maiores de 23 Anos.
-
ObjectivosObjectives
Os objetivos desta formação avançada vão permitir:
- Promover o trabalho cooperativo dos formandos com o (as) responsáveis das atividades lúdico-pedagógicas e tarefas diárias a desenvolver com as crianças nos diferentes contextos de atuação.
- Desenvolver, nos formandos, a necessidade de olhar e de analisar criticamente os contextos em que se inserem, para poder selecionar e desenvolver atividades que promovam vivências ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo, social e sexual, recorrendo aos recursos mais adequados.
- Promover o desenvolvimento dos formandos para serem um elemento proativo nas instituições, na equipa educativa e na promoção de bem-estar em articulação com a família.
-
DestinatáriosRecipients
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:
- Assistentes Operacionais
- Qualquer pessoa com gosto e interesse no trabalho com crianças
-
CompetênciasCompetences
- Ser capaz de planificar as atividades pedagógicas e lúdicas em diversos contextos em função das necessidades educativas e a ida idade das crianças ao seu cuidado.
- Ser capaz de assegurar as condições de alimentação, higiene, descanso, saúde, segurança, bem-estar geral e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos materiais utilizados.
- Demonstrar capacidade de colaborar na programação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades quotidianas e de tempos livres.
- Demonstrar capacidade para comunicar com os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.
-
Estudos FuturosFuture Studies
- Cursos Técnicos Superiores Profissionais na área do apoio à infância e da intervenção social e comunitária;
- Licenciatura em Educação.
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS A Criança e o Jogo 1 ECTS A Literatura Infantil e as Artes 1 ECTS Diversidade e Inclusão Socioeducativa 1 ECTS Ética e Deontologia Profissional no Trabalho com Crianças 1 ECTS Fundamentos para a Formação dos Educadores no Século XXI 1 ECTS Motricidade e Desenvolvimento 1 ECTS Primeiros Socorros 1 ECTS Projetos de Intervenção Social e Plataformas Digitais 1 ECTS