Skip to main content

Assistente Operacional - Apoio à Infância

Direção
Maria Neves Gonçalves
Susana Chaves
Telefone

  • Deliberação A3ES
  • Plano 2019-20
  • Horas de contacto: 60.00
  • Créditos ECTS: 8
  • Requisitos de Graduação: 8
  • Área Científica: Educação
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
Grau: 
(Formação Livre)

CalendáriosCalendars

    • ApresentaçãoPresentation

      Esta Formação Avançada pretende abordar conhecimentos sobre pedagogia, psicologia e ludicidade, promovendo um desenvolvimento adequado durante as atividades quotidianas e de tempos livres. Através de uma abordagem multidisciplinar pretende-se um alargamento de saberes diferenciados que ajudam a promover a compreensão das diferentes respostas sociais e educativas. Esta formação promove competências para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens, colaborando na execução de atividades ludicopedagógicas, em diferentes contextos (vida diária, lazer). Com esta intervenção pretende-se promover o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.

    • Condições de IngressoAccess Conditions

      • 9º ano de escolaridade;
      • Maiores de 23 Anos.
    • ObjectivosObjectives

      Os objetivos desta formação avançada vão permitir:

      • Promover o trabalho cooperativo dos formandos com o (as) responsáveis das atividades lúdico-pedagógicas e tarefas diárias a desenvolver com as crianças nos diferentes contextos de atuação.
      • Desenvolver, nos formandos, a necessidade de olhar e de analisar criticamente os contextos em que se inserem, para poder selecionar e desenvolver atividades que promovam vivências ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo, social e sexual, recorrendo aos recursos mais adequados.
      • Promover o desenvolvimento dos formandos para serem um elemento proativo nas instituições, na equipa educativa e na promoção de bem-estar em articulação com a família.
    • DestinatáriosRecipients

      Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

      • Assistentes Operacionais
      • Qualquer pessoa com gosto e interesse no trabalho com crianças
    • CompetênciasCompetences

      • Ser capaz de planificar as atividades pedagógicas e lúdicas em diversos contextos em função das necessidades educativas e a ida idade das crianças ao seu cuidado.
      • Ser capaz de assegurar as condições de alimentação, higiene, descanso, saúde, segurança, bem-estar geral e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos materiais utilizados.
      • Demonstrar capacidade de colaborar na programação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades quotidianas e de tempos livres.
      • Demonstrar capacidade para comunicar com os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.
    • Estudos FuturosFuture Studies

      • Cursos Técnicos Superiores Profissionais na área do apoio à infância e da intervenção social e comunitária;
      • Licenciatura em Educação.
    • Plano de EstudosStudy Plan

      1º Ano / Tronco comum

      ProgramaECTS
      A Criança e o Jogo1 ECTS
      A Literatura Infantil e as Artes1 ECTS
      Diversidade e Inclusão Socioeducativa1 ECTS
      Ética e Deontologia Profissional no Trabalho com Crianças1 ECTS
      Fundamentos para a Formação dos Educadores no Século XXI1 ECTS
      Motricidade e Desenvolvimento1 ECTS
      Primeiros Socorros1 ECTS
      Projetos de Intervenção Social e Plataformas Digitais1 ECTS