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Os Jogos como Ferramenta Educativa

Direção
Teresa Paula de Matos Costa Teixeira Lopo
Helena Pereira
Telefone

  • Deliberação A3ES
  • Plano 2021-22
  • Horas de contacto: 30.00
  • Área Científica: Educação
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
Grau: 
(Formação Livre)

CalendáriosCalendars

    • ApresentaçãoPresentation

      Os jogos têm vindo a ganhar espaço na educação não formal e formal, face ao seu potencial reconhecido em vários contextos como instrumento de trabalho inovador e versátil.

      A experiência de jogo simula processos sociais e emocionais, promovendo o desenvolvimento de competências nos jogadores e levando-os a lidar com situações que: i) envolvem cooperação e competição; ii) requerem soluções criativas para resolver problemas; iii) trabalham a capacidade de gerir emoções.

      O presente curso, com uma forte componente prática, pretende dar resposta à crescente necessidade de formação nesta área. Modalidade presencial, com participação de convidados especialistas à distância.

    • Condições de IngressoAccess Conditions

      12º ano ou equivalente

    • ObjectivosObjectives

      • Contextualizar o surgimento e crescimento dos jogos como atividade lúdica e como ferramenta útil ao desenvolvimento de competências;
      • Explorar diferentes tipologias de jogos e promover atividades práticas com jogos;
      • Apresentar e discutir casos de utilização de jogos em várias áreas de trabalho;
      • Compreender e desmitificar conceitos associados à atividade de jogar;
      • Abordar as principais mais-valias e benefícios da utilização deste instrumento na esfera sócio-educativa;
      • Promover competências de intervenção com recurso a jogos, em diversos contextos e para vários públicos, e desenvolver projeto prático.
    • DestinatáriosRecipients

      • Profissionais de diversos setores (professores, formadores, gestores de projeto, agentes culturais, psicólogos, recursos humanos) que pretendam utilizar os jogos como ferramenta inovadora no seu contexto de trabalho;
      • Estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados;
      • Gestores e profissionais de associações e organizações que desenvolvam atividades nas áreas de intervenção social e cultural;
      • Pais e encarregados de educação que pretendam compreender os benefícios de utilização dos jogos;
      • Assistentes operacionais;
      • Público-geral.
    • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

      • ATLs;
      • Centros de dia
      • Associações;
      • Centros Sociais;
      • Centros de Acolhimento;
      • Centros Paroquiais;
      • Fundações;
      • Câmaras Municipais;
      • Comissões de proteção de crianças e jovens;
      • IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.
    • Plano de EstudosStudy Plan

      1º Ano / Tronco comum

      ProgramaECTS
      O Jogo como Ferramenta Educativa2 ECTS