Helena Pereira
Telefone
- Deliberação A3ES
- Plano 2021-22
- Horas de contacto: 30.00
- Área Científica: Educação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
Grau:
(Formação Livre)
CalendáriosCalendars
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ApresentaçãoPresentation
Os jogos têm vindo a ganhar espaço na educação não formal e formal, face ao seu potencial reconhecido em vários contextos como instrumento de trabalho inovador e versátil.
A experiência de jogo simula processos sociais e emocionais, promovendo o desenvolvimento de competências nos jogadores e levando-os a lidar com situações que: i) envolvem cooperação e competição; ii) requerem soluções criativas para resolver problemas; iii) trabalham a capacidade de gerir emoções.
O presente curso, com uma forte componente prática, pretende dar resposta à crescente necessidade de formação nesta área. Modalidade presencial, com participação de convidados especialistas à distância.
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Condições de IngressoAccess Conditions
12º ano ou equivalente
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ObjectivosObjectives
- Contextualizar o surgimento e crescimento dos jogos como atividade lúdica e como ferramenta útil ao desenvolvimento de competências;
- Explorar diferentes tipologias de jogos e promover atividades práticas com jogos;
- Apresentar e discutir casos de utilização de jogos em várias áreas de trabalho;
- Compreender e desmitificar conceitos associados à atividade de jogar;
- Abordar as principais mais-valias e benefícios da utilização deste instrumento na esfera sócio-educativa;
- Promover competências de intervenção com recurso a jogos, em diversos contextos e para vários públicos, e desenvolver projeto prático.
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DestinatáriosRecipients
- Profissionais de diversos setores (professores, formadores, gestores de projeto, agentes culturais, psicólogos, recursos humanos) que pretendam utilizar os jogos como ferramenta inovadora no seu contexto de trabalho;
- Estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados;
- Gestores e profissionais de associações e organizações que desenvolvam atividades nas áreas de intervenção social e cultural;
- Pais e encarregados de educação que pretendam compreender os benefícios de utilização dos jogos;
- Assistentes operacionais;
- Público-geral.
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Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
- ATLs;
- Centros de dia
- Associações;
- Centros Sociais;
- Centros de Acolhimento;
- Centros Paroquiais;
- Fundações;
- Câmaras Municipais;
- Comissões de proteção de crianças e jovens;
- IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS O Jogo como Ferramenta Educativa 2 ECTS