Telefone
- Deliberação A3ES
- Plano 2022-23
- Horas de contacto: 0.00
- Área Científica: Educação
- Modo: Misto
- Língua: PT
CalendáriosCalendars
-
ApresentaçãoPresentation
O curso visa fornecer formação na Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. Da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo à sua concretização no modelo de intervenção português. Num contexto complexo de integração da criança e jovem, assiste-se a uma intervenção repartida de responsabilidades sobre o superior interesse da criança, emergindo a consciencialização da criança e jovem como ser de direito a proteção, onde o sistema é evocado a participar de forma consciente, articulada e informada na deteção e atuação em situações de Crianças e Jovens em Perigo.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
-
Condições de IngressoAccess Conditions
- 12º ano completo
- Licenciatura
-
ObjectivosObjectives
No final do curso os/as participantes serão capazes de:
- Contextualizar a intervenção na Promoção e Proteção de Crianças e Jovens;
- Conhecer os níveis de intervenção na Promoção e Proteção de Crianças e Jovens;
- Conhecer o modelo de intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens;
- Identificar qual o papel dos diferentes agentes sociais na promoção e proteção;
- Identificar situações de risco e de perigo.
-
DestinatáriosRecipients
Assistentes sociais, psicólogos, Educadores de Infância e Sociais, interessados/as que pretendam complementar a sua formação na área da intervenção com crianças e jovens em perigo, nomeadamente no sistema de Promoção e Proteção.
-
CompetênciasCompetences
- Assegurar as condições de alimentação, higiene, descanso, saúde, segurança, bem-estar geral e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como, dos materiais utilizados.
- Acompanhar as crianças e jovens em sala de jardim de infância, Atividades de Tempo Livres (ATL) e - Componente de Apoio à Família (CAF), nos recreios e outros locais onde seja solicitada a sua presença.
- Zelar pelo bem-estar de crianças e jovens em situações de risco e com Necessidades Especiais.
- Informar os encarregados de educação e/ou equipe educativa sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança e do jovem.
- Identificar alterações ao desenvolvimento físico e psicomotor, sócio afetivo e cognitivo da criança e do jovem e comunicá-las à equipe educativa.
- Aplicar os primeiros socorros no contexto escolar.
-
Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
Intervenção com famílias, crianças e jovens na área da promoção e proteção, nomeadamente trabalho nas CPCJ, Estabelecimentos de ensino, Centros Comunitários, Projetos de desenvolvimento local.
-
Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Frequência 0 ECTS