Trabalhos manuais e artísticos realçaram a importância do brincar livre e sensorial como ferramenta pedagógica e ecológica
No passado dia 5 de junho, realizou-se o 1.º Seminário Nacional: Brincar em Liberdade na Infância – Abordagens Educativas em Prol da Sustentabilidade Ambiental.
Este evento foi coordenado pela Professora Clementina Rios, em colaboração com a Professora Sara Belo e Dulce Franco, aliando saberes interdisciplinares no âmbito das Ciências da Educação, das Ciências Naturais e das Artes.
Contou com a presença da comunidade educativa da Escola Superior de Educação da Lusofonia - (ESEL), bem como de crianças e profissionais de uma escola cooperante da mesma instituição. Neste seminário assinalaram-se as efemérides do Dia Mundial do Ambiente e do Dia da Criança. O seu objetivo foi contribuir para a formação de futuros profissionais, através da demonstração de abordagens educativas com um forte cariz de promoção da sustentabilidade ambiental, integrando também expressões artísticas como meio de reflexão, sensibilização e intervenção.
Assim, estudantes do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentaram leituras encenadas de livros com mensagens ambientais — A Árvore da Escola (António Sandoval, 2016), O Ladrão de Folhas (Alice Hemming, 2022), Estranhas Criaturas (Cristina Sitja Rubio, 2016) e Arrumado (Emily Gravett, 2017). Esta apresentação resultou de um trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular Oficinas das Expressões Integradas.
Os livros foram criteriosamente selecionados com o objetivo de promover uma maior consciência ambiental e celebrar o Dia Mundial do Ambiente. Posteriormente, distribuíram-se os papéis de encenação e leitura, ensaiaram-se as histórias e construíram-se cenários e adereços alusivos. Todo este trabalho culminou numa apresentação pensada para as crianças convidadas a assistir ao seminário.
Foi também organizada uma exposição com trabalhos elaborados no âmbito das unidades curriculares Oficina de Expressão Plástica e Oficinas das Expressões Integradas. Esta mostra valorizou o brincar como prática essencial no desenvolvimento integral da criança, articulando elementos ambientais e artísticos, com destaque para a exploração sensorial e o processo criativo dos(as) estudantes.
Os trabalhos apresentados — como ninhos e ovos concebidos com materiais naturais; e livros sensoriais — construídos com elementos com diferentes texturas, cores, formas apelativas, odores e sons, foram fruto de um percurso de pesquisa, experimentação e imaginação. A apresentação dos trabalhos pelos(as) autores(as) permitiu não só a partilha de experiências e motivações, mas também a reflexão sobre como o ato de criar pode ser simultaneamente lúdico, expressivo e pedagógico.
Entretanto, o projeto 'Lobo Ibérico: Entre Mitos e Realidades' foi apresentado pela coordenadora, Professora Dulce Franco, com a participação de estudantes e docentes. Destacou-se a sua natureza interdisciplinar, promovendo o cruzamento entre saberes científicos, culturais e artísticos, e favorecendo uma maior sensibilização para a importância da conservação do lobo ibérico como espécie ameaçada. O projeto contribuiu ainda para a desconstrução de estereótipos, promovendo um conhecimento mais informado e crítico sobre o papel desta espécie no ecossistema ibérico.
Salienta-se igualmente que a partilha de experiências por parte dos/as estudantes evidenciou não só o envolvimento pessoal e coletivo no processo, mas também a capacidade de refletir sobre a articulação entre educação, natureza e cidadania ativa.
Por fim, o escritor César Afonso apresentou o seu livro "Hora do Lobo", no qual narra histórias vividas durante a sua infância em Montesinho. Esses relatos revelaram o quotidiano daquela aldeia, a luta dos lobos pela sobrevivência e destacaram o papel essencial desta espécie no equilíbrio do ecossistema local. Em suma, este 1.º Seminário Nacional, promovido pela Escola Superior de Educação da Lusofonia (ESEL), teve como objetivo contribuir para a formação holística e integral dos(as) estudantes, através de experiências formativas que articulam teoria e prática, bem como arte e educação — promovendo um olhar mais crítico, sensível e criativo sobre o Brincar em Liberdade na Infância.
A iniciativa incluiu ainda uma amostra representativa dos projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, refletindo os percursos formativos dos(as) estudantes e evidenciando o seu envolvimento em práticas educativas sustentáveis e expressivas.