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Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Despacho n.º 2483-A/2025, de 21 de fevereiro (Diário da República n.º 37/2025, Suplemento, Série II de 2025-02-21)

Aprova o Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes Inscritos em Ciclos de Estudos Conducentes à Habilitação Profissional para a Docência.

O respetivo Regulamento aplica-se:

  • a) Às instituições de ensino superior públicas tuteladas exclusivamente pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação
  • b) e as instituições de ensino superior privadas.

Mais informações em breve

Direção
Maria Clementina Rodrigues Rios
Secretariado
Carla Marques
Telefone

  • Despacho nº 9373/2020, de 30 de setembro
  • R/A-Cr 140/2020
  • Horas de contacto: 1470.00
  • Créditos ECTS: 120
  • Requisitos de Graduação: 120
  • Área Científica: Educação
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
  • Nº de Semestres: 4
Grau: 
Mestre (2º Ciclo)

CalendáriosCalendars

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2024/2025)

Valores Candidatura

Candidatura a Mestrados Cidadãos de paises fora da UE
350€
Candidatura a Mestrados Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
157€
Candidatura de Reingresso
100€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
600€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
300€

Valores Matrícula e Inscrição

Seguro Escolar
45€
Matrícula/Inscrição /Renovação de Inscrição
275€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
335.4€
Valor por ECTS
11.18€
Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Candidatura a Mestrados Cidadãos de paises fora da UE
400€
Candidatura a Mestrados Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
160€
Candidatura de Reingresso
105€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
625€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
425€

Valores Matrícula e Inscrição

Seguro Escolar
47€
Matrícula/Inscrição /Renovação de Inscrição
295€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
345€
Valor por ECTS
11.5€
  • ApresentaçãoPresentation

    O curso tem como finalidade formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da Educação pré-escolar e Ensino no 1º CEB, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, para facilitar a transição na educação das crianças. Este curso está articulado com a Licenciatura de Educação Básica (LCE), pois esta é uma condição necessária para o ingresso neste Ciclo de Estudos. No âmbito da formação inicial de professores, o curso visa também estabelecer cooperação a nível internacional, particularmente com os países em desenvolvimento da Lusofonia.

Razões para Frequentar este Curso Reasons

Confere habilitação profissional para a educação pré-escolar e ensino do 1ºciclo;
Alta empregabilidade;
Capacita para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e intervenção educativa de qualidade;
Estágios supervisionados;
Formação com experiência prática e visão internacional para os desafios da atualidade.
  • Condições de IngressoAccess Conditions

    São admitidos, como candidatos à inscrição, aqueles que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: -Sejam titulares de Licenciatura em Educação Básica (artº 18.º, ponto 2 do Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio) ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação, segundo os termos do Decreto-Lei n.º 9- A/2025, de 14 de fevereiro ( Anexo I a que se refere o artigo 3.º e Anexo a que se refere o artigo 4.º - número 3) -Tenham o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica ( artº 17, ponto 1 do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio)
  • ObjectivosObjectives

    • Garantir uma formação que desencadeie uma intervenção profissional consistente, com o exercício de uma cidadania plena e desenvolvimento sustentável;
    • Formar profissionais que saibam integrar e articular os diferentes saberes curriculares, permitindo que as aprendizagens sejam contextualizadas e significativas, em contextos educacionais formais e não formais;
    • Promover o desenvolvimento de competências relacionais, para poder interagir de modo positivo e eficaz com os diferentes interlocutores da comunidade educativa, individualmente e/ou em equipa;
    • Promover o desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta da observação e análise dos contextos e práticas educativas, para procurar respostas sustentadas, com recurso a referenciais teóricos atuais, à investigação e à reflexão crítica;
    • Formar profissionais empenhados na educação de todos e de cada um, com respeito e valorização da diversidade e das necessidades dos alunos, com valorização da dimensão ética e sociocultural.
  • DestinatáriosRecipients

    - Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação, segundo os termos do Decreto-Lei nº 9- A/2025, de 14 de fevereiro ( Anexo I a que se refere o artigo 3.º e Anexo a que se refere o artigo 4.º - número 3) - Candidatos a educadores de infância, do grupo de recrutamento 100 - Candidatos à docência do 1º Ciclo do Ensino Básico, do grupo de recrutamento 110
  • CompetênciasCompetences

    • Demonstrar conhecimentos aprofundados sobre as diferentes áreas e domínios de conteúdo considerados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e nos Programas, Competências Essenciais e Metas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino básico e utilizá-los na sua prática;
    • Demonstrar conhecer metodologias ativas de referência na Educação básica para construção dos saberes, promovendo a autonomia, a cooperação, a criatividade e o espírito crítico;
    • Planificar, intervir e avaliar, partindo do conhecimento da comunidade educativa e das crianças, articulando os diferentes saberes curriculares e modelos pedagógicos, para monitorizar a eficácia da intervenção pedagógica e das aprendizagens das crianças;
    • Participar em eventos científicos e culturais e na dinâmica da escola e do jardim de infância, individualmente e/ou em equipa, perspectivando a resolução de problemas, num exercício de uma cidadania ativa e plena e desenvolvimento sustentável;
    • Refletir sobre as suas práticas e dos seus pares, numa dinâmica de investigação-ação (ação/reflexão/ação), num processo de auto e hétero formação;
    • Responder aos desafios da diversidade, numa perspectiva de educação para todos e para cada um.
  • Estudos FuturosFuture Studies

    Doutoramento.

  • Saídas ProfissionaisCareer Opportunities

    O Mestrado confere habilitação profissional para a docência como educador(a) de infância e professor(a) do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em instituições públicas e privadas de ensino.

  • DocentesTeachers
    • Paulo Jorge Quaresma Ferreira
    • Rute Maria Da Silva Proença Muchacho
    • Maria Neves Leal Gonçalves
    • Maria Da Conceição Cunha Louro
    • Pedro Miguel Oliveira Nunes
    • Dulce Maria Morais De Amaral Franco
    • Luis Miguel Pinto Gonçalves
    • Sandra Marina Claudino Duarte Tavares
    • Ana Sofia Pereira Amaral António
    • Maria Gorete Ramos Fonseca
    • Susana Maria Coelho Pires
    • Maria Clementina Rodrigues Rios
    • Raquel Vanessa Horta Ramos
    • Sara Soares Belo
    • Cristina Maria Mendes Da Silva
    • Elvira Maria Tavares Lázaro Dos Santos
    • Anabela Brito Correia De Freitas