Despacho n.º 2483-A/2025, de 21 de fevereiro (Diário da República n.º 37/2025, Suplemento, Série II de 2025-02-21)
Aprova o Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes Inscritos em Ciclos de Estudos Conducentes à Habilitação Profissional para a Docência.
O respetivo Regulamento aplica-se:
- a) Às instituições de ensino superior públicas tuteladas exclusivamente pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação
- b) e as instituições de ensino superior privadas.
Mais informações em breve
Telefone
- Despacho nº 9373/2020, de 30 de setembro
- R/A-Cr 140/2020
- Horas de contacto: 1470.00
- Créditos ECTS: 120
- Requisitos de Graduação: 120
- Área Científica: Educação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 4
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Mestrados
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-22 2025-05-30 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
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ApresentaçãoPresentation
O curso tem como finalidade formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da Educação pré-escolar e Ensino no 1º CEB, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, para facilitar a transição na educação das crianças. Este curso está articulado com a Licenciatura de Educação Básica (LCE), pois esta é uma condição necessária para o ingresso neste Ciclo de Estudos. No âmbito da formação inicial de professores, o curso visa também estabelecer cooperação a nível internacional, particularmente com os países em desenvolvimento da Lusofonia.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
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Condições de IngressoAccess Conditions
São admitidos, como candidatos à inscrição, aqueles que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições: -Sejam titulares de Licenciatura em Educação Básica (artº 18.º, ponto 2 do Decreto-Lei 79/2014, de 14 de maio) ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação, segundo os termos do Decreto-Lei n.º 9- A/2025, de 14 de fevereiro ( Anexo I a que se refere o artigo 3.º e Anexo a que se refere o artigo 4.º - número 3) -Tenham o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica ( artº 17, ponto 1 do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio) -
ObjectivosObjectives
- Garantir uma formação que desencadeie uma intervenção profissional consistente, com o exercício de uma cidadania plena e desenvolvimento sustentável;
- Formar profissionais que saibam integrar e articular os diferentes saberes curriculares, permitindo que as aprendizagens sejam contextualizadas e significativas, em contextos educacionais formais e não formais;
- Promover o desenvolvimento de competências relacionais, para poder interagir de modo positivo e eficaz com os diferentes interlocutores da comunidade educativa, individualmente e/ou em equipa;
- Promover o desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta da observação e análise dos contextos e práticas educativas, para procurar respostas sustentadas, com recurso a referenciais teóricos atuais, à investigação e à reflexão crítica;
- Formar profissionais empenhados na educação de todos e de cada um, com respeito e valorização da diversidade e das necessidades dos alunos, com valorização da dimensão ética e sociocultural.
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DestinatáriosRecipients
- Licenciatura em Educação Básica ou outra que atribua créditos do ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação, segundo os termos do Decreto-Lei nº 9- A/2025, de 14 de fevereiro ( Anexo I a que se refere o artigo 3.º e Anexo a que se refere o artigo 4.º - número 3) - Candidatos a educadores de infância, do grupo de recrutamento 100 - Candidatos à docência do 1º Ciclo do Ensino Básico, do grupo de recrutamento 110 -
CompetênciasCompetences
- Demonstrar conhecimentos aprofundados sobre as diferentes áreas e domínios de conteúdo considerados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e nos Programas, Competências Essenciais e Metas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino básico e utilizá-los na sua prática;
- Demonstrar conhecer metodologias ativas de referência na Educação básica para construção dos saberes, promovendo a autonomia, a cooperação, a criatividade e o espírito crítico;
- Planificar, intervir e avaliar, partindo do conhecimento da comunidade educativa e das crianças, articulando os diferentes saberes curriculares e modelos pedagógicos, para monitorizar a eficácia da intervenção pedagógica e das aprendizagens das crianças;
- Participar em eventos científicos e culturais e na dinâmica da escola e do jardim de infância, individualmente e/ou em equipa, perspectivando a resolução de problemas, num exercício de uma cidadania ativa e plena e desenvolvimento sustentável;
- Refletir sobre as suas práticas e dos seus pares, numa dinâmica de investigação-ação (ação/reflexão/ação), num processo de auto e hétero formação;
- Responder aos desafios da diversidade, numa perspectiva de educação para todos e para cada um.
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Estudos FuturosFuture Studies
Doutoramento.
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Saídas ProfissionaisCareer Opportunities
O Mestrado confere habilitação profissional para a docência como educador(a) de infância e professor(a) do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em instituições públicas e privadas de ensino.
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DocentesTeachers
- Paulo Jorge Quaresma Ferreira
- Rute Maria Da Silva Proença Muchacho
- Maria Neves Leal Gonçalves
- Maria Da Conceição Cunha Louro
- Pedro Miguel Oliveira Nunes
- Dulce Maria Morais De Amaral Franco
- Luis Miguel Pinto Gonçalves
- Sandra Marina Claudino Duarte Tavares
- Ana Sofia Pereira Amaral António
- Maria Gorete Ramos Fonseca
- Susana Maria Coelho Pires
- Maria Clementina Rodrigues Rios
- Raquel Vanessa Horta Ramos
- Sara Soares Belo
- Cristina Maria Mendes Da Silva
- Elvira Maria Tavares Lázaro Dos Santos
- Anabela Brito Correia De Freitas
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Metodologias de Investigação e de Intervenção em Educação 3 ECTS Pensamento Matemático 3 ECTS Prática de Ensino Supervisionada I - em creche 9 ECTS Práticas Expressivas Integradas 9 ECTS Psicologia da Aprendizagem 3 ECTS Uso sustentável dos Ecossistemas Terrestres 3 ECTS Língua e Diversidade 3 ECTS Oficina das Ciências da Natureza 6 ECTS Oficina do Conhecimento do Mundo e da Sustentabilidade 6 ECTS Oficina de Materiais Pedagógicos em Suporte Digital (Opção) 3 ECTS Portfólio de Experiências I 3 ECTS Prática de Ensino Supervisionada II - em jardim de infância 9 ECTS 2º Ano / Tronco comum