Uma experiência pedagógica para promover cidadania crítica e inclusiva para os estudantes da ESEL
No dia 15 de maio de 2025, estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica e do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da ESEL – IPLUSO realizaram uma visita de estudo ao Museu Nacional de Etnologia.
O ponto alto da visita foi a participação numa visita guiada à exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário. O Colonialismo em África: Mitos e Realidades”, orientada por uma antropóloga. A iniciativa, dinamizada pelas Docentes Clementina Rios, Sara Belo e Maria Neves Gonçalves, integrou-se no âmbito das atividades da Rede de Escolas Associadas da UNESCO e do Clube de Leitura do Ensino Superior, ambos com forte envolvimento da ESEL.
A exposição propõe uma reflexão crítica sobre o colonialismo português nos séculos XIX e XX, desafiando estereótipos e narrativas dominantes. Com recurso a textos históricos, imagens de arquivo e uma seleção de arte africana, procura-se desconstruir mitos enraizados na ideologia colonialista e promover uma nova consciência sobre a diversidade cultural e os legados coloniais.
Para os estudantes, esta visita constituiu uma experiência de aprendizagem imersiva, que reforçou competências sociais, culturais e cívicas, promovendo o pensamento crítico e contribuindo para a formação de educadores conscientes, informados e comprometidos com uma cidadania ativa.