Educação Básica
Despacho n.º 2483-A/2025, de 21 de fevereiro (Diário da República n.º 37/2025, Suplemento, Série II de 2025-02-21)
Aprova o Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes Inscritos em Ciclos de Estudos Conducentes à Habilitação Profissional para a Docência.
O respetivo Regulamento aplica-se:
- a) Às instituições de ensino superior públicas tuteladas exclusivamente pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação
- b) e as instituições de ensino superior privadas.
Mais informações em breve
Telefone
- Despacho n.º 8070/2020, de 19 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 2508/2024, de 08 de março, alterado pelo n.º de registo R/A-Cr 57/2020/AL01
- R/A-Cr 57/2020/AL01
- Horas de contacto: 1825.00
- Créditos ECTS: 180
- Requisitos de Graduação: 180
- Área Científica: Educação
- Modo: Presencial
- Língua: PT
- Nº de Semestres: 6
CalendáriosCalendars
- Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2024-01-05 2025-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Diplomados de Vias Profissionalizantes
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Acesso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24 - Candidatura a Licenciatura - Estudante Internacional com ENEM
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (com prova externa já realizada)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Unidades curriculares isoladas (alunos externos)
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Mudança par Instituição/Curso
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CET
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de CTeSP
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura a Licenciatura - Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
Data de Início Data de Fim 2ª Época 2025-03-29 2025-05-23 - Candidatura de Reingresso
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2026-06-30 - Candidatura a Licenciatura - Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
Data de Início Data de Fim 1ª Época 2025-01-02 2025-07-24
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
Valores Candidatura
Valores Matrícula e Inscrição
Propinas
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ApresentaçãoPresentation
Este curso visa proporcionar uma sólida formação científica e pedagógica de modo a compreender a complexidade dos processos de ensino e de aprendizagem de crianças até aos 12 anos. Neste sentido, contempla formação nas áreas de docência, na formação educacional geral e nas didáticas específicas e proporciona formação em contextos educativos formais e não formais, através da Iniciação à Prática Profissional em Creche/Jardim de Infância, 1.º CEB, 2. º CEB. Possibilita, ainda, o acesso aos cursos de habilitação para a docência em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB.
Razões para Frequentar este Curso Reasons
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Condições de IngressoAccess Conditions
Um dos seguintes conjuntos:
16 Matemática 18 Português
ou
17 Mat.Apl.C.S. 18 Português
ou
19 Mat.A 18 PortuguêsPodem ainda candidatar-se, nos concursos especiais:
- Os estudantes provenientes do sistema de ensino português, por reingresso, mudança de curso e transferência.
- Os titulares de um Curso de Especialização Tecnológica;
- Os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional;
- Os maiores de 23 anos que tenham realizado exame extraordinário de avaliação de capacidade para acesso ao Ensino Superior;
- Os titulares de Cursos Médios ou Superiores;
- Os estudantes provenientes de sistemas de ensino superior estrangeiro.
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ObjectivosObjectives
- Promover uma formação cultural, social, científica e ética que permita a analisar a complexidade do fenómeno educativo.
- Garantir uma formação científica, didática e pedagógica que possibilite o prosseguimento de estudos para acesso à docência.
- Promover uma atitude reflexiva e crítica sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.
- Implementar estratégias formativas de modo a possibilitar o desenvolvimento das potencialidades particulares de cada estudante.
- Desenvolver competências éticas que possibilitem estabelecer relações entre os diferentes intervenientes do processo educativo promotoras do desenvolvimento dos alunos.
- Construir um conhecimento interdisciplinar capaz de avaliar, conceber e desenvolver projetos que respondam às necessidades de desenvolvimento dos alunos.
- Promover valores e atitudes necessárias à aprendizagem ao longo da vida e ao processo de profissionalização. Incentivar uma formação que garanta uma intervenção profissional promotora de uma cidadania plena.
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DestinatáriosRecipients
- Estudantes que pretendam vir a ser docentes em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB.
- Estudantes que pretendem seguir uma carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e de empresas ou de outras instituições privadas.
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CompetênciasCompetences
- Demonstra ser possuidor das competências que respondem ao perfil de formação que é exigido para o exercício desta atividade profissional.
- Domina os conhecimentos que integram as diferentes áreas do currículo deste nível de ensino.
- Demonstra saber avaliar, planificar e intervir, utilizando modelos pedagógicos adequados à aprendizagem dos alunos.
- É capaz de cooperar com os colegas, em equipas e com a comunidade educativa, em prol do desenvolvimento dos alunos.
- Participa em eventos científicos, culturais e educativos no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional.
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Estudos FuturosFuture Studies
Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB.
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DocentesTeachers
- José Gregório Viegas Brás
- Paulo Jorge Sargento Dos Santos
- Maria Neves Leal Gonçalves
- Susana Filipa Barros Chaves Da Silva
- Pedro Miguel Oliveira Nunes
- Jacinto Serrão De Freitas
- Nagayamma Kaymir Tavares De Sousa Aragão
- Teresa Paula De Matos Costa Teixeira Lopo
- Miguel Nuno Pereira Silva Faria
- Ana Cristina Dias Pinheiro
- Dulce Maria Morais De Amaral Franco
- Luis Miguel Pinto Gonçalves
- João Robert Paula Nogueira
- Sandra Marina Claudino Duarte Tavares
- Ana Sofia Pereira Amaral António
- Maria Gorete Ramos Fonseca
- Maria Clementina Rodrigues Rios
- Raquel Vanessa Horta Ramos
- Sara Soares Belo
- Cristina Maria Mendes Da Silva
- Elvira Maria Tavares Lázaro Dos Santos
- Anabela Brito Correia De Freitas
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Plano de EstudosStudy Plan
1º Ano / Tronco comum
2º Ano / Tronco comum
Programa ECTS Geometria e Medida 7 ECTS História e Geografia de Portugal II 5 ECTS Iniciação à Prática na Educação Pré-escolar 3 ECTS Leitura, Escrita e Literacia 6 ECTS Oficinas de Expressão Musical 6 ECTS Pedagogias da Infância (Opção I) 3 ECTS Ciências Físicas II 5 ECTS Iniciação à Prática Profissional no 1º CEB 4 ECTS Literatura Oral e Infanto-juvenil 6 ECTS Oficinas de Expressão Plástica 6 ECTS Tecnologia, Brincar e a Agência da Criança (Opção II) 3 ECTS Organização e Tratamento de Dados 6 ECTS 3º Ano / Tronco comum