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Educação Básica

Despacho n.º 2483-A/2025, de 21 de fevereiro (Diário da República n.º 37/2025, Suplemento, Série II de 2025-02-21)

Aprova o Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes Inscritos em Ciclos de Estudos Conducentes à Habilitação Profissional para a Docência.

O respetivo Regulamento aplica-se:

  • a) Às instituições de ensino superior públicas tuteladas exclusivamente pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação
  • b) e as instituições de ensino superior privadas.

Mais informações em breve

Direção
José Gregório Viegas Brás
Secretariado
Carla Marques
Telefone

  • Despacho n.º 8070/2020, de 19 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 2508/2024, de 08 de março, alterado pelo n.º de registo R/A-Cr 57/2020/AL01
  • R/A-Cr 57/2020/AL01
  • Horas de contacto: 1825.00
  • Créditos ECTS: 180
  • Requisitos de Graduação: 180
  • Área Científica: Educação
  • Modo: Presencial
  • Língua: PT
  • Nº de Semestres: 6
Grau: 
Licenciado (1º Ciclo)

CalendáriosCalendars

Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2024/2025)

Valores Candidatura

Acesso
160€
Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
225€
Diplomados de Vias Profissionalizantes
160€
Estudante Internacional
350€
Estudante Internacional com ENEM
350€
Maiores 23 (com prova externa já realizada)
160€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
160€
Mudança par Instituição/Curso
100€
Titulares de CET
160€
Titulares de CTeSP
160€
Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
160€
Candidatura de Reingresso
100€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
600€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
300€

Valores Matrícula e Inscrição

Matrícula
280€
Seguro Escolar
45€
Inscrição em Ano Lectivo
310€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
355.2€
Valor por ECTS
11.84€
Propinas e Emolumentos Tuition and Fees (2025/2026)

Valores Candidatura

Acesso
170€
Acesso - Titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português
225€
Diplomados de Vias Profissionalizantes
170€
Estudante Internacional
400€
Estudante Internacional com ENEM
400€
Maiores 23 (com prova externa já realizada)
170€
Maiores 23 (inscrição para realização de prova interna)
170€
Mudança par Instituição/Curso
105€
Titulares de CET
170€
Titulares de CTeSP
170€
Titulares de Licenciatura Mestrado ou Doutoramento
170€
Candidatura de Reingresso
105€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos de paises fora da UE
625€
Unidades curriculares isoladas (alunos externos) Cidadãos nacionais ou da UE e residentes em Portugal há mais de 2 anos.
350€

Valores Matrícula e Inscrição

Matrícula
295€
Seguro Escolar
47€
Inscrição em Ano Lectivo
320€

Propinas

Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais
365.1€
Valor por ECTS
12.17€
  • ApresentaçãoPresentation

    Este curso visa proporcionar uma sólida formação científica e pedagógica de modo a compreender a complexidade dos processos de ensino e de aprendizagem de crianças até aos 12 anos. Neste sentido, contempla formação nas áreas de docência, na formação educacional geral e nas didáticas específicas e proporciona formação em contextos educativos formais e não formais, através da Iniciação à Prática Profissional em Creche/Jardim de Infância, 1.º CEB, 2. º CEB. Possibilita, ainda, o acesso aos cursos de habilitação para a docência em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB.

Razões para Frequentar este Curso Reasons

Possibilita prosseguir estudos para ser educador de infância ou professor de 1º e 2º ciclos;
Empregabilidade;
Utilidade socioeducativa relevante;
Promove novas relações humanas;
Proporciona aprendizagens atrativas, inovadores e interdisciplinares.
  • Condições de IngressoAccess Conditions

    Um dos seguintes conjuntos:

    16 Matemática 18 Português
    ou
    17 Mat.Apl.C.S. 18 Português
    ou
    19 Mat.A 18 Português

    Podem ainda candidatar-se, nos concursos especiais:

    • Os estudantes provenientes do sistema de ensino português, por reingresso, mudança de curso e transferência.
    • Os titulares de um Curso de Especialização Tecnológica;
    • Os titulares de um Curso Técnico Superior Profissional;
    • Os maiores de 23 anos que tenham realizado exame extraordinário de avaliação de capacidade para acesso ao Ensino Superior;
    • Os titulares de Cursos Médios ou Superiores;
    • Os estudantes provenientes de sistemas de ensino superior estrangeiro.
  • ObjectivosObjectives

    • Promover uma formação cultural, social, científica e ética que permita a analisar a complexidade do fenómeno educativo.
    • Garantir uma formação científica, didática e pedagógica que possibilite o prosseguimento de estudos para acesso à docência.
    • Promover uma atitude reflexiva e crítica sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional.
    • Implementar estratégias formativas de modo a possibilitar o desenvolvimento das potencialidades particulares de cada estudante.
    • Desenvolver competências éticas que possibilitem estabelecer relações entre os diferentes intervenientes do processo educativo promotoras do desenvolvimento dos alunos.
    • Construir um conhecimento interdisciplinar capaz de avaliar, conceber e desenvolver projetos que respondam às necessidades de desenvolvimento dos alunos.
    • Promover valores e atitudes necessárias à aprendizagem ao longo da vida e ao processo de profissionalização. Incentivar uma formação que garanta uma intervenção profissional promotora de uma cidadania plena.
  • DestinatáriosRecipients

    • Estudantes que pretendam vir a ser docentes em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB.
    • Estudantes que pretendem seguir uma carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e de empresas ou de outras instituições privadas.
  • CompetênciasCompetences

    • Demonstra ser possuidor das competências que respondem ao perfil de formação que é exigido para o exercício desta atividade profissional.
    • Domina os conhecimentos que integram as diferentes áreas do currículo deste nível de ensino.
    • Demonstra saber avaliar, planificar e intervir, utilizando modelos pedagógicos adequados à aprendizagem dos alunos.
    • É capaz de cooperar com os colegas, em equipas e com a comunidade educativa, em prol do desenvolvimento dos alunos.
    • Participa em eventos científicos, culturais e educativos no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Estudos FuturosFuture Studies

    Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º e 2.º CEB.
  • DocentesTeachers
    • José Gregório Viegas Brás
    • Paulo Jorge Sargento Dos Santos
    • Maria Neves Leal Gonçalves
    • Susana Filipa Barros Chaves Da Silva
    • Pedro Miguel Oliveira Nunes
    • Jacinto Serrão De Freitas
    • Nagayamma Kaymir Tavares De Sousa Aragão
    • Teresa Paula De Matos Costa Teixeira Lopo
    • Miguel Nuno Pereira Silva Faria
    • Ana Cristina Dias Pinheiro
    • Dulce Maria Morais De Amaral Franco
    • Luis Miguel Pinto Gonçalves
    • João Robert Paula Nogueira
    • Sandra Marina Claudino Duarte Tavares
    • Ana Sofia Pereira Amaral António
    • Maria Gorete Ramos Fonseca
    • Maria Clementina Rodrigues Rios
    • Raquel Vanessa Horta Ramos
    • Sara Soares Belo
    • Cristina Maria Mendes Da Silva
    • Elvira Maria Tavares Lázaro Dos Santos
    • Anabela Brito Correia De Freitas