Saltar para o conteúdo principal

Notícias

IPLUSO promove Experiência Imersiva no Atelier Rita Rovisco

1 de junho 2026

Estudantes da ESEL tiveram contacto com processos criativos em contexto real de atelier, numa experiência estética imersiva com a artista Rita Rovisco.

No passado dia 5 de maio, estudantes do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica da ESEL - Escola Superior de Educação da Lusofonia participaram numa visita de estudo ao atelier da artista, educadora, formadora e doutoranda Rita Rovisco, organizada pela Professora Raquel Ramos. A iniciativa reforça o desenvolvimento de práticas inovadoras no Ensino Superior, através da promoção de experiências formativas diferenciadoras, interdisciplinares e articuladas com a comunidade envolvente.

A atividade proporcionou o contacto direto e privilegiado com processos criativos em contexto real de atelier, permitindo às estudantes vivenciar uma experiência estética imersiva e refletir sobre o papel das artes na educação de infância. Integrando um workshop orientado pela artista, a iniciativa estimulou a sensibilidade estética, o pensamento crítico, a desconstrução de mitos ligados ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças e a capacidade de mediação artística e cultural das futuras educadoras.

Mais do que uma visita de estudo, esta experiência constituiu um importante momento de aproximação entre a formação académica e os contextos educativos formais e não formais, reforçando o compromisso do IPLUSO-ESEL com metodologias de ensino inovadoras, humanistas e culturalmente relevantes.

No seguimento da experiência, as estudantes irão desenvolver reflexões críticas integradas nos seus portfólios académicos, aprofundando aprendizagens relacionadas com os processos criativos observados e as suas implicações futuras na prática pedagógica.


publicado em: 01 junho 2026 | modificado em: 01 junho 2026