Explorar o acaso como motor de criação artística e reflexão educativa
No dia 21 de novembro, os estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, na unidade curricular de Integração de Práticas Expressivas, participaram no workshop “Entre Acasos e Possibilidades”, dinamizado pela investigadora Mafalda Alves Carreira, no âmbito do seu Doutoramento em Educação Artística.
O workshop teve como objetivos a exploração do especulativo, a aceitação do erro como parte do processo artístico e educativo e o estímulo ao pensamento crítico, abordando conceitos como acaso, imprevisibilidade e oportunidade no erro. A sessão propôs um ambiente de experimentação plástica que valorizou a indeterminação, o aprender fazendo e a liberdade criativa.
Estruturado como um jogo, com regras e tempos definidos, o workshop apresentou desafios que introduziram ações disruptivas pensadas para interferir de forma construtiva no processo criativo. Sem saberem exatamente o que iria emergir, formadora e estudantes avançaram por um conjunto de etapas que se encadearam de forma orgânica, permitindo que as composições visuais se fossem surgindo, transformando e ganhando sentido a partir das etapas propostas. Este percurso favoreceu momentos de descoberta e abertura ao inesperado, criando espaço para relações expressivas e interpretações emergentes.
A iniciativa foi acolhida com entusiasmo, reforçou a importância de práticas que integram arte, educação, sensibilidade e reflexão, destacando o potencial da criatividade como forma de gerar novos modos de ver, criar e aprender.




