Aprendizagens Essenciais de Matemática: Álgebra nos primeiros anos | 2 jun

Descrição

Nas Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico, assume-se pela primeira vez a Álgebra enquanto tema matemático autónomo, reconhecendo-se a sua transversalidade e facilidade de articulação interna com os outros temas matemáticos, em especial com Números, enfatizando-se uma abordagem à aritmética generalizada (Canavarro et al., 2021). Valoriza-se, portanto, que os alunos desenvolvam desde cedo e progressivamente o pensamento algébrico, através de representações adequadas às suas idades.

Para o desenvolvimento da aula aberta, cujo objetivo é discutir e refletir sobre o ensino/aprendizagem da Álgebra nos 1. e 2. ciclos de escolaridade, serão apresentados pela docente responsável o enquadramento teórico sobre a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade e um conjunto de tarefas, a desenvolver em trabalho colaborativo, no sentido de envolver ativamente os participantes na discussão da potencialidade das tarefas no desenvolvimento do pensamento algébrico e na construção de uma aula de cunho exploratório.

Online - link de acesso

Data e Horário

• Dia 2 de junho de 2023 - Das 15h00 às 18h00.

• 15h00 - 15h15
    • Boas-vindas aos participantes e apresentação da professora responsável
      • Oradora: Elvira Santos (Ph.D em Educação- Didática da Matemática)
  • 15h15 -16h00
    • Análise das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico e dos seus princípios e objetivos gerais
    • Apresentação do enquadramento teórico sobre o ensino/aprendizagem da Álgebra nos primários anos
  • 16h00 - 18h00
    • Realização de tarefas, em trabalho colaborativo, e discussão das mesmas acerca da sua importância para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos

Notas

• Ação de Formação GRATUITA de Curta Duração (ACD), ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente (Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Grupo de Recrutamento 230) no âmbito de uma Parceria da ESEL -IPLUSO com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS).
  • Link para inscrição (só para docentes)
  • As vagas são limitadas ao n.º de 50 e serão preenchidas por ordem de entrada da inscrição, sendo confirmada pelo CFEAS.