Colóquio APESP: Modelos inovadores de organização do ensino superior | 15 jun

Descrição
Encontro que irá debater perojetos que melhorem a eficiência e promovam a exelência académica mais enquiquecedora para os estudantes.

Uma das principais tendências na área da educação é a procura por exemplos que melhorem a eficiência, promovam a excelência académica e proporcionem uma experiência educacional mais enriquecedora para os estudantes. Neste colóquio, os participantes terão a oportunidade de conhecer alguns exemplos inspiradores como o do Instituto Tecnológico de Monterrey, no México, que tem sido apontado como um exemplo, mundialmente, na abordagem centrada no estudante, parcerias estratégicas com empresas e um foco prático das aprendizagens.

As Universidades Europeias, enquanto iniciativa da União Europeia que visa fortalecer a colaboração entre instituições de ensino superior em toda a Europa, são novos modelos organizacionais que buscam a integração através da mobilidade dos estudantes, cooperação em pesquisa e inovação, e intercâmbio de melhores práticas académicas.

Outro exemplo vanguardista é a Escola 42, que adota uma abordagem disruptiva de aprendizagem peer-to-peer. Por seu turno, o modelo das Cátedras da UNESCO também desempenha um papel original na promoção da cooperação entre instituições de ensino superior, sendo parcerias que visam abordar desafios globais, demonstrando a sua utilidade na criação de novos programas de ensino e o surgimento de novas ideias mediante a investigação e a reflexão.

Graças aos palestrantes que participarão neste colóquio terá uma oportunidade única para explorar estes modelos inovadores, aprender com as suas práticas e refletir sobre estas novas abordagens na organização das instituições.

Instalações da Escola 42 de Lisboa (R.Neves Ferreira 13 - Lisboa).

Data e Horário

• Dia 15 de junho de 2023 - 14h30.

14h30 - Receção dos convidados

14h45 - Boas-vindas por Miguel Copetto - Diretor Executivo da APESP

14h50 - Mensagem de António Almeida-Dias - Presidente da APESP

15h00 - Intervenção de lançamento do colóquio por Alexandre Quintanilha - Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República