CTeSP em Gestão de Marketing
Apresentação
A procura de recursos humanos com formação superior profissional nas diversas áreas do marketing, nomeadamente em gestão de marketing têm aumentado de forma muito significativa a nível nacional e, nomeadamente, na grande região de Lisboa, onde a necessidade de técnicos qualificados é uma realidade
Portugal está a atravessar um período de otimismo no que respeita às intenções de recrutamento, sendo que 86% dos empregadores afirmam querer contratar profissionais qualificados nos próximos anos e cujos empresários afirmam querer na em diversas áreas do conhecimento, sendo que 72% indicam as áreas de marketing e comunicação e comercial.
Neste sentido e considerando a procura de profissionais qualificados nesta área, o curso TeSP de Gestão de Marketing pretende dar resposta a esta necessidade de profissionais nesta área, através desta formação que visa promover a aquisição de competências sólidas na área do marketing que potenciem a empregabilidade dos seus destinatários.
Diretor / Coordenador
Ana Barros
Objetivos
Participar ativamente, de forma autónoma ou integrado numa equipa, no processo de tomada de decisão e operacionalização da estratégia comercial e de marketing das empresas, em qualquer setor de atividade e contribuir para a concretização de oportunidades de mercado, através da aplicação de técnicas de gestão de marketing e fidelização de clientes.
Competências
Principais competências a adquirir pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Marketing:
- Participar na elaboração de estudos de mercado, posicionamento e concorrência;
- Gerir as relações com os clientes, CRM - Customer Relationship Management;
- Definir estratégias de produtos/serviços entre a empresa e o cliente;
- Realizar orçamentos e relatórios de gestão;
- Aplicar a legislação comercial e fiscal adequada;
- Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e ações a implementar;
- Monitorizar o planeamento de gestão e de marketing estratégico a curto, médio e longo prazo;
- Gerir o ponto de venda - merchandising e comunicação dos produtos e serviços;
- Selecionar e gerir as plataformas e ferramentas de gestão de vendas online;
- Desenvolver e implementar estratégias de marketing e monitorizar resultados.
Saídas Profissionais
- Gestor de Produto
- Gestor de Equipa da Vendas
- Assistente de Marketing
- Assistente de Comunicação e Marketing
- Gestor de Conteúdos
Equipamentos e Instalações
O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:
- Biblioteca especializada e geral;
- Salas de Aula;
- Salas de Estudo;
- Auditórios;
- Laboratórios de Informática e Computação.
Condições de admissão
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de cursos profissionais;
- Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Português
- Economia
- Informática
Plano de Estudos
1.º ANO | ECTS |
---|---|
Inglês Técnico e Comercial | 6 |
Introdução à Gestão | 6 |
Marketing Digital | 6 |
Marketing Estratégico | 6 |
Comunicação de Marketing e Branding | 6 |
Estatística Aplicada aos Estudos de Mercado | 6 |
Comportamento do Consumidor | 6 |
Informática Aplicada ao Marketing | 6 |
Introdução ao Marketing | 6 |
Direito Comercial e do Consumo | 6 |
2º ANO | ECTS |
Estudos de Mercado | 6 |
Gestão das Operações e Logística | 6 |
Gestão da Qualidade | 6 |
Merchandising e Gestão do Ponto de Vendas | 6 |
Gestão da Força de Vendas | 6 |
Estágio | 30 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 115€ Mudança de Par Instituição/Curso 100€ Reingresso 100€ - Matrícula e Inscrição
Matrícula 150€ Seguro Escolar 45€ Inscrição 120€ - Propinas
Valor médio mensal pago em 11 meses 298,20€ - Matrícula e Inscrição