Curso Livre de Auxiliar de Ação Educativa – Apoio a Crianças e Jovens em Contextos socioeducativos

Duração: 124 h
Inscrição: até 30 setembro de 2022
Início: 10 outubro de 2022
Fim: fevereiro de 2023

Direção / coordenação

Isabel Rodrigues Sanches

Apresentação

Este curso visa preparar profissionais qualificados capazes de cuidarem de crianças e jovens, de modo a promover o seu crescimento e desenvolvimento global, a saúde e o bem-estar. Este curso está particularmente vocacionado para formar pessoas que já trabalham na área e procurem melhorar as suas competências. Dirige-se também a todos aqueles que tenham gosto pela área da Educação, mas que necessitam de formação para exercerem a atividade. Pretendemos formar pessoas pró-ativas nas instituições, no trabalho com as equipas educativas visando o bem-estar da criança e do jovem em articulação com a família.

Objetivos

• Despertar nos formandos a necessidade de modelar atitudes e comportamentos, tendo em vista o desenvolvimento global, a saúde, o bem-estar e a segurança das crianças e dos jovens ao seu cuidado.
  • Desenvolver, nos formandos, a necessidade de olhar e de analisar criticamente os contextos em que se inserem, para poder selecionar e desenvolver atividades que promovam vivências ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo, social e sexual, recorrendo aos recursos mais adequados.
  • Desenvolver nos formandos o espírito de equipa, para, i.e., colaborar na planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças e dos jovens ao seu cuidado.
  • Promover o desenvolvimento dos formandos para serem um elemento proativo nas instituições, na equipa educativa e na promoção de bem-estar da criança e do jovem em articulação com a família.

Competências

• Assegurar as condições de alimentação, higiene, descanso, saúde, segurança, bem-estar geral e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como, dos materiais utilizados.
  • Acompanhar as crianças e jovens em sala de jardim de infância, Atividades de Tempo Livres (ATL) e Componente de Apoio à Família (CAF), nos recreios e outros locais onde seja solicitada a sua presença.
  • Zelar pelo bem-estar de crianças e jovens em situações de risco e com Necessidades Especiais.
  • Informar os encarregados de educação e/ou equipe educativa sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança e do jovem.
  • Identificar alterações ao desenvolvimento físico e psicomotor, sócio afetivo e cognitivo da criança e do jovem e comunicá-las à equipe educativa.
  • Aplicar os primeiros socorros no contexto escolar.

Destinatários

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

• Auxiliares de Ação Educativa / Assistentes Operacionais
  • Qualquer pessoa com gosto e interesse no trabalho com crianças e jovens

Condições de Acesso

9º ano da escolaridade

Plano de Estudos

Designação ECTS
O/A Auxiliar de Ação Educativa/Assistente Operacional: Perfil e Funções 1,5
Motricidade e Desenvolvimento 2
A Criança e o Jogo 2
Diversidade e Inclusão Socioeducativa 2