Curso Livre de Desenho em Perspectiva à mão livre

Turma A: Terças > 18:00 — 20:30
Turma B: Quartas > 18:00 — 20:30

Apresentação do Curso

O desenho em perspetiva é uma prática que visa representar numa superfície bidimensional objetos e espaços tridimensionais de acordo com as suas relações de profundidade, grandeza e distância, forma e inclinação, luminosidade.

Este curso é indicado a qualquer pessoa que pretenda adquirir e desenvolver competências técnicas e artísticas de representação de objectos, espaços urbanos e paisagens diversas, aplicando os princípios básicos da perspetiva. Através de um conjunto de exercícios práticos e dinâmicos vamos gradualmente aprender a traduzir aquilo que vemos para a folha de papel, aplicando os conceitos e técnicas que permitem criar um sentido de profundidade.

Recorrendo a diferentes tipos de materiais (como grafite, carvão e aguareláveis) iremos ainda explorar técnicas expressivas de luz, sombra, volumes e distâncias para acentuar as noções de perspectiva.

Ao longo do curso serão ainda contextualizadas referências da História da Arte em articulação com a Arte Contemporânea de modo a consolidar o conhecimento adquirido no âmbito da expressão artística e linguagem gráfica que cada estudante irá desenvolver.

Para qualquer questão pedagógica sobre o curso contactar a docente: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Objetivos

• Aplicar diferentes métodos e processos de representação perspética à mão livre, a partir da observação direta, bem como a partir da imaginação de espaços e objetos;
  • Desenvolver técnicas de representação a três dimensões de objetos, ambientes, espaços urbanos ou naturais, utilizando-os como ferramenta no desenvolvimento de projetos pessoais ou no desenvolvimento de hábitos diários de registo gráfico;
  • Promover a capacidade de realizar registos gráficos espontâneos estimulando a percepção visual e o raciocínio espacial.

• Formação ao longo da vida;
  • Desenvolver competências no âmbito do desenho artístico;
  • Aprofundar conhecimento no âmbito do registo gráfico de projectos;
  • Frequentar licenciaturas nas áreas criativas;

Competências

• Desenvolver a capacidade de percepção visual para uma melhor leitura, compreensão e representação formal das formas do mundo que nos rodeia;
  • Aprender a desenhar diferentes pontos de vista do mesmo objecto ou espaço, compreendendo e aplicando noções de perspetiva básica e de projeções, seja através da observação direta, seja através da imaginação;
  • Usar técnicas básicas de desenho a mão livre para à mão livre, considerando pontos de fuga de direcções espaciais e outras relações geométricas;
  • Aplicar técnicas de acabamento dos desenhos como a sombra e luz;
  • Desenvolver competências artísticas como meio de desenvolver a sua própria linguagem expressiva;
  • Criar hábitos de desenvolvimento de Diários Gráficos e portefólios;

Highlights / A destacar

Aprender a desenhar diferentes pontos de vista do mesmo objecto ou espaço, compreendendo e aplicando noções de perspetiva básica e de projeções, seja através da observação direta, seja através da imaginação, são as temáticas essenciais deste curso, tendo sempre no horizonte o desenvolvimento de competências artísticas e da expressão individual como meio de desenvolver o desenho projetual.

Destinatários

Dirigido a qualquer pessoa, com ou sem experiência, que pretenda adquirir competências técnicas e artísticas para o exercício de desenho em perspetiva.

Inscrição online