Micro-credencial em Optimização de SQL sobre SGBD SQL Server

Direção / Coordenação

Jose Aser Lorenzo

Apresentação

Embora a linguagem SQL tenha sido concebida para ser de fácil utilização, alguns projetos informáticos fracassam porque os "queries" são demasiado lentos e consomem demasiados recursos do "hardware" onde corre a base de dados. Este curso mostra como o programador pode tirar mais rendimento do Sistema Gestor de Base de Dados, apresentando comandos, ferramentas de diagnóstico e técnicas de otimização de SQL.

Objectivos

Começamos com uma revisão dos modelos de dados, das relações entre tabelas e das regras de normalização. Depois analisamos a junção e os seus diferentes algoritmos, utilizando ferramentas de diagnóstico que nos permitem comparar os seus pesos. Em seguida vemos as técnicas de acesso aos dados, comparando velocidades e condições em que podem ser usadas. Finalmente aprendemos a usar índices e a evitar os seus inconvenientes. O exemplo final optimiza queries usados em situações reais

Profissionais de informática que trabalham no desenvolvimento de software que usa base de dados.

Highlights / A destacar

• Análise de desempenho de instruções SQL e interpretação dos seus planos de execução.
  • Utilização das ferramentas de diagnóstico sobre código SQL.
  • Escrita de código SQL com bom nível de desempenho, evitando aplicações que não satisfazem ao utilizador por terem um tempo de resposta inaceitável.

Destinatários

• Técnicos de informática que trabalham no desenvolvimento de software e que utilizam bases de dados relacionais.
  • Administradores de bases de dados.
  • Chefes de projeto e "Technical Leaders" que queiram baixar os níveis de risco nos seus projetos.

Condições de acesso (se aplicável)

Ter conhecimentos de linguagem SQL

Inscrição online