Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Direção / Coordenação
Isabel Rodrigues Sanches
Apresentação
O curso tem como finalidade formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da Educação pré-escolar e Ensino no 1º CEB, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, para facilitar a transição na educação das crianças. Este curso está articulado com a Licenciatura de Educação Básica (LCE), pois esta é uma condição necessária para o ingresso neste Ciclo de Estudos. No âmbito da formação inicial de professores, o curso visa também estabelecer cooperação a nível internacional, particularmente com os países em desenvolvimento da Lusofonia.
Objectivos
- Garantir uma formação que desencadeie uma intervenção profissional consistente, com o exercício de uma cidadania plena e desenvolvimento sustentável.
- Formar profissionais que saibam integrar e articular os diferentes saberes curriculares, permitindo que as aprendizagens sejam contextualizadas e significativas, em contextos educacionais formais e não formais.
- Promover o desenvolvimento de competências relacionais, para poder interagir de modo positivo e eficaz com os diferentes interlocutores da comunidade educativa, individualmente e/ou em equipa.
- Promover o desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta da observação e análise dos contextos e práticas educativas, para procurar respostas sustentadas, com recurso a referenciais teóricos atuais, à investigação e à reflexão crítica.
- Formar profissionais empenhados na educação de todos e de cada um, com respeito e valorização da diversidade e das necessidades dos alunos, com valorização da dimensão ética e sociocultural.
- Promover a dinamização, participação e colaboração em eventos científicos, desenvolvidos por si ou por outrem, na instituição formadora ou fora da mesma.
Competências
- Demonstrar conhecimentos aprofundados sobre as diferentes áreas e domínios de conteúdo considerados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e nos Programas, Competências Essenciais e Metas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino básico e utilizá-los na sua prática.
- Demonstrar conhecer metodologias ativas de referência na Educação básica para construção dos saberes, promovendo a autonomia, a cooperação, a criatividade e o espírito crítico.
- Planificar, intervir e avaliar, partindo do conhecimento da comunidade educativa e das crianças, articulando os diferentes saberes curriculares e modelos pedagógicos, para monitorizar a eficácia da intervenção pedagógica e das aprendizagens das crianças.
- Participar em eventos científicos e culturais e na dinâmica da escola e do jardim de infância, individualmente e/ou em equipa, perspetivando a resolução de problemas, num exercício de uma cidadania ativa e plena e desenvolvimento sustentável.
- Refletir sobre as suas práticas e dos seus pares, numa dinâmica de investigação-ação (ação/reflexão/ação), num processo de auto e hétero formação.
- Responder aos desafios da diversidade, numa perspetiva de educação para todos e para cada um.
Estudos Futuros
Doutoramento
Destinatários
Licenciados em Educação Básica
Condições de admissão
- Licenciatura em Educação Básica e
- Aprovação numa prova de Língua Portuguesa.
Plano de Estudos
Unidade Curricular | Créditos/ECTS |
---|---|
1ºANO – 1º SEMESTRE | |
Língua e Diversidade | 3 |
Psicologia da Aprendizagem | 3 |
Pensamento Matemático | 3 |
Práticas Expressivas Integradas | 9 |
Metodologias de Investigação e de Intervenção em Educação | 3 |
Prática de Ensino Supervisionada I – em creche | 9 |
1ºANO - 2º SEMESTRE | |
Uso sustentável dos ecossistemas terrestres | 3 |
Oficina do Conhecimento do Mundo e da Sustentabilidade | 6 |
Oficina das Ciências da Natureza | 6 |
Prática de Ensino Supervisionada II – em jardim de infância | 9 |
Portfólio de experiências | 3 |
Opcional | 3 |
2ºANO – 3º SEMESTRE | |
Oficina da Comunicação e da Linguagem em EPE | 6 |
História e Geografia de Portugal | 3 |
Diversidade, Equidade e Inclusão | 3 |
Oficina da Matemática | 6 |
Prática de Ensino Supervisionada III – em 1º ciclo do E. Básico | 9 |
Portfólio de experiências III | 3 |
2ºANO – 4º SEMESTRE | |
Oficina da Didática da Língua Portuguesa | 6 |
Oficina da História e da Geografia de Portugal | 6 |
Oficina das Expressões Integradas | 6 |
|
9 |
|
3 |
OPTATIVAS | |
Oficina de Materiais Pedagógicos em Suporte Digital | 3 |
Pensamento Crítico e Contemporaneidade | 3 |
Desigualdades e diferenças. Abordagem sociológica | 3 |
O relatório final de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o Portfólio de Experiências, objeto de defesa pública (nº 1 do artº 20º do Decreto-Lei nº79/2014, de 14 de maio), será apresentado no final da formação.
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal