Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo

DGES - N.º de registo e data: R/A-Cr 140/2020, de 14 de agosto de 2020

Direção / Coordenação

Isabel Rodrigues Sanches

O Ciclo de Estudos - Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo - tem como finalidade formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da Educação pré-escolar e Ensino no 1º CEB, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, para facilitar a transição na educação das crianças.

Insere-se nas linhas programáticas da Escola Superior de Educação da Lusofonia, no campo da formação inicial de professores, cooperando a nível internacional, com os países em desenvolvimento e com o Brasil, respondendo quer à missão de uma Escola Superior de Educação, quer à preocupação sentida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no recente Estado da Educação 2018.

Articula-se com a Licenciatura de Educação Básica (LCE), na medida em que este 1ºciclo habilita para o ingresso neste Ciclo de Estudos. Esta articulação faz-se de forma vertical através de algumas Unidades Curriculares, com nível de aprofundamento diferente. A continuidade de alguns membros do corpo docente também contribui para essa articulação.

Objectivos

• Garantir uma formação que desencadeie uma intervenção profissional consistente, com o exercício de uma cidadania plena e desenvolvimento sustentável.
  • Formar profissionais que saibam integrar e articular os diferentes saberes curriculares, permitindo que as aprendizagens sejam contextualizadas e significativas, em contextos educacionais formais e não formais.
  • Promover o desenvolvimento de competências relacionais, para poder interagir de modo positivo e eficaz com os diferentes interlocutores da comunidade educativa, individualmente e/ou em equipa.
  • Promover o desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta da observação e análise dos contextos e práticas educativas, para procurar respostas sustentadas, com recurso a referenciais teóricos atuais, à investigação e à reflexão crítica.
  • Formar profissionais empenhados na educação de todos e de cada um, com respeito e valorização da diversidade e das necessidades dos alunos, com valorização da dimensão ética e sociocultural.
  • Promover a dinamização, participação e colaboração em eventos científicos, desenvolvidos por si ou por outrem, na instituição formadora ou fora da mesma.

• Demonstrar conhecimentos aprofundados sobre as diferentes áreas e domínios de conteúdo considerados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e nos Programas, Competências Essenciais e Metas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino básico e utilizá-los na sua prática.
  • Demonstrar conhecer metodologias ativas de referência na Educação básica para construção dos saberes, promovendo a autonomia, a cooperação, a criatividade e o espírito crítico.
  • Planificar, intervir e avaliar, partindo do conhecimento da comunidade educativa e das crianças, articulando os diferentes saberes curriculares e modelos pedagógicos, para monitorizar a eficácia da intervenção pedagógica e das aprendizagens das crianças.
  • Participar em eventos científicos e culturais e na dinâmica da escola e do jardim de infância, individualmente e/ou em equipa, perspetivando a resolução de problemas, num exercício de uma cidadania ativa e plena e desenvolvimento sustentável.
  • Refletir sobre as suas práticas e dos seus pares, numa dinâmica de investigação-ação (ação/reflexão/ação), num processo de auto e hétero formação.
  • Responder aos desafios da diversidade, numa perspetiva de educação para todos e para cada um.

Estudos Futuros

Oficina da Didática da Língua Portuguesa 6
Oficina da História e da Geografia de Portugal 6
Oficina das Expressões Integradas 6
  • Prática de Ensino Supervisionada IV – em creche, jardim de infância ou 1º ciclo do E. Básico, consoante escolha do estudante
  • Relatório final de Prática de Ensino Supervisionada
  • Portfólio de experiências IV
OPTATIVAS
Oficina de Materiais Pedagógicos em Suporte Digital 3
Pensamento Crítico e Contemporaneidade 3
Desigualdades e diferenças. Abordagem sociológica 3

O relatório final de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o Portfólio de Experiências, objeto de defesa pública (nº 1 do artº 20º do Decreto-Lei nº79/2014, de 14 de maio), será apresentado no final da formação.

Candidatura online

• Propinas