Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Despacho n.º 9373/2020 - Diário da República n.º 191/2020, Série II de 2020-09-30
DGES - N.º de registo e data: NCE/18/1800169 26-05-2020
Curso Avaliado e Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Direção / Coordenação

Maria Clementina Rodrigues Rios

Apresentação

O curso tem como finalidade formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da Educação pré-escolar e Ensino no 1º CEB, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, para facilitar a transição na educação das crianças. Este curso está articulado com a Licenciatura de Educação Básica (LCE), pois esta é uma condição necessária para o ingresso neste Ciclo de Estudos. No âmbito da formação inicial de professores, o curso visa também estabelecer cooperação a nível internacional, particularmente com os países em desenvolvimento da Lusofonia.

Objectivos

• Garantir uma formação que desencadeie uma intervenção profissional consistente, com o exercício de uma cidadania plena e desenvolvimento sustentável.
  • Formar profissionais que saibam integrar e articular os diferentes saberes curriculares, permitindo que as aprendizagens sejam contextualizadas e significativas, em contextos educacionais formais e não formais.
  • Promover o desenvolvimento de competências relacionais, para poder interagir de modo positivo e eficaz com os diferentes interlocutores da comunidade educativa, individualmente e/ou em equipa.
  • Promover o desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta da observação e análise dos contextos e práticas educativas, para procurar respostas sustentadas, com recurso a referenciais teóricos atuais, à investigação e à reflexão crítica.
  • Formar profissionais empenhados na educação de todos e de cada um, com respeito e valorização da diversidade e das necessidades dos alunos, com valorização da dimensão ética e sociocultural.
  • Promover a dinamização, participação e colaboração em eventos científicos, desenvolvidos por si ou por outrem, na instituição formadora ou fora da mesma.

Competências

• Demonstrar conhecimentos aprofundados sobre as diferentes áreas e domínios de conteúdo considerados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e nos Programas, Competências Essenciais e Metas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino básico e utilizá-los na sua prática.
  • Demonstrar conhecer metodologias ativas de referência na Educação básica para construção dos saberes, promovendo a autonomia, a cooperação, a criatividade e o espírito crítico.
  • Planificar, intervir e avaliar, partindo do conhecimento da comunidade educativa e das crianças, articulando os diferentes saberes curriculares e modelos pedagógicos, para monitorizar a eficácia da intervenção pedagógica e das aprendizagens das crianças.
  • Participar em eventos científicos e culturais e na dinâmica da escola e do jardim de infância, individualmente e/ou em equipa, perspetivando a resolução de problemas, num exercício de uma cidadania ativa e plena e desenvolvimento sustentável.
  • Refletir sobre as suas práticas e dos seus pares, numa dinâmica de investigação-ação (ação/reflexão/ação), num processo de auto e hétero formação.
  • Responder aos desafios da diversidade, numa perspetiva de educação para todos e para cada um.

O Mestrado confere habilitação profissional para a docência como educador(a) de infância e professor(a) do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em instituições públicas e privadas de ensino.

Estudos Futuros

Doutoramento

• Licenciados em Educação Básica
  • Candidatos a educadores de infância, do grupo de recrutamento 100
  • Candidatos à docência do 1º Ciclo do Ensino Básico, do grupo de recrutamento 110

Condições de admissão

São admitidos, como candidatos à inscrição, aqueles que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

• Sejam titulares de Licenciatura em Educação Básica (artº 18.º, ponto 2 do Decreto-lei 79/2014, de 14 de maio).
  • Tenham o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica ( artº 17, ponto 1 do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio)

Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

Oficina da Didática da Língua Portuguesa 6
Oficina da História e da Geografia de Portugal 6
Oficina das Expressões Integradas 6
  • Prática de Ensino Supervisionada IV – em creche, jardim de infância ou 1º ciclo do E. Básico, consoante escolha do estudante
  • Relatório final de Prática de Ensino Supervisionada
  • Portfólio de experiências IV
OPTATIVAS
Oficina de Materiais Pedagógicos em Suporte Digital 3
Pensamento Crítico e Contemporaneidade 3
Desigualdades e diferenças. Abordagem sociológica 3

O relatório final de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o Portfólio de Experiências, objeto de defesa pública (nº 1 do artº 20º do Decreto-Lei nº79/2014, de 14 de maio), será apresentado no final da formação.