Ensino Lusófona
ptenfrdees

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

DGES - N.º de registo e data: R/A-Cr 140/2020, de 14 de agosto de 2020

Direção / Coordenação

Isabel Rodrigues Sanches

Apresentação

O curso tem como finalidade formar profissionais de educação competentes e autónomos no exercício da Educação pré-escolar e Ensino no 1º CEB, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, para facilitar a transição na educação das crianças. Este curso está articulado com a Licenciatura de Educação Básica (LCE), pois esta é uma condição necessária para o ingresso neste Ciclo de Estudos. No âmbito da formação inicial de professores, o curso visa também estabelecer cooperação a nível internacional, particularmente com os países em desenvolvimento da Lusofonia.

Objectivos

  • Garantir uma formação que desencadeie uma intervenção profissional consistente, com o exercício de uma cidadania plena e desenvolvimento sustentável.
  • Formar profissionais que saibam integrar e articular os diferentes saberes curriculares, permitindo que as aprendizagens sejam contextualizadas e significativas, em contextos educacionais formais e não formais.
  • Promover o desenvolvimento de competências relacionais, para poder interagir de modo positivo e eficaz com os diferentes interlocutores da comunidade educativa, individualmente e/ou em equipa.
  • Promover o desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva, que parta da observação e análise dos contextos e práticas educativas, para procurar respostas sustentadas, com recurso a referenciais teóricos atuais, à investigação e à reflexão crítica.
  • Formar profissionais empenhados na educação de todos e de cada um, com respeito e valorização da diversidade e das necessidades dos alunos, com valorização da dimensão ética e sociocultural.
  • Promover a dinamização, participação e colaboração em eventos científicos, desenvolvidos por si ou por outrem, na instituição formadora ou fora da mesma.

Competências

  • Demonstrar conhecimentos aprofundados sobre as diferentes áreas e domínios de conteúdo considerados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e nos Programas, Competências Essenciais e Metas Curriculares do 1º Ciclo do Ensino básico e utilizá-los na sua prática.
  • Demonstrar conhecer metodologias ativas de referência na Educação básica para construção dos saberes, promovendo a autonomia, a cooperação, a criatividade e o espírito crítico.
  • Planificar, intervir e avaliar, partindo do conhecimento da comunidade educativa e das crianças, articulando os diferentes saberes curriculares e modelos pedagógicos, para monitorizar a eficácia da intervenção pedagógica e das aprendizagens das crianças.
  • Participar em eventos científicos e culturais e na dinâmica da escola e do jardim de infância, individualmente e/ou em equipa, perspetivando a resolução de problemas, num exercício de uma cidadania ativa e plena e desenvolvimento sustentável.
  • Refletir sobre as suas práticas e dos seus pares, numa dinâmica de investigação-ação (ação/reflexão/ação), num processo de auto e hétero formação.
  • Responder aos desafios da diversidade, numa perspetiva de educação para todos e para cada um.

Estudos Futuros

Doutoramento

Destinatários

Licenciados em Educação Básica

Condições de admissão

  • Licenciatura em Educação Básica e
  • Aprovação numa prova de Língua Portuguesa.

Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio

Plano de Estudos

Unidade Curricular Créditos/ECTS
1ºANO – 1º SEMESTRE
Língua e Diversidade 3
Psicologia da Aprendizagem 3
Pensamento Matemático 3
Práticas Expressivas Integradas 9
Metodologias de Investigação e de Intervenção em Educação 3
Prática de Ensino Supervisionada I – em creche 9
1ºANO - 2º SEMESTRE
Uso sustentável dos ecossistemas terrestres 3
Oficina do Conhecimento do Mundo e da Sustentabilidade 6
Oficina das Ciências da Natureza 6
Prática de Ensino Supervisionada II – em jardim de infância 9
Portfólio de experiências 3
Opcional 3
2ºANO – 3º SEMESTRE
Oficina da Comunicação e da Linguagem em EPE 6
História e Geografia de Portugal 3
Diversidade, Equidade e Inclusão 3
Oficina da Matemática 6
Prática de Ensino Supervisionada III – em 1º ciclo do E. Básico 9
Portfólio de experiências III 3
2ºANO – 4º SEMESTRE
Oficina da Didática da Língua Portuguesa 6
Oficina da História e da Geografia de Portugal 6
Oficina das Expressões Integradas 6
  • Prática de Ensino Supervisionada IV – em creche, jardim de infância ou 1º ciclo do E. Básico, consoante escolha do estudante
  • Relatório final de Prática de Ensino Supervisionada
9
  • Portfólio de experiências IV
3
OPTATIVAS
Oficina de Materiais Pedagógicos em Suporte Digital 3
Pensamento Crítico e Contemporaneidade 3
Desigualdades e diferenças. Abordagem sociológica 3

O relatório final de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o Portfólio de Experiências, objeto de defesa pública (nº 1 do artº 20º do Decreto-Lei nº79/2014, de 14 de maio), será apresentado no final da formação.

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Propinas
Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2022 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.