IPLUSO é Parceiro do Clube Ciência Viva no Âmbito do Impulso Jovem Steam

Ana Sofia António, Docente do IPLUSO e investigadora do CeiED, teve financiamento aprovado para o seu projeto no âmbito do Programa Impulso Jovem Steam, Rede Ciência Viva e pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Ana Sofia António, professora convidada da Escola Superior de Educação da Lusofonia e investigadora do CeiED, teve financiamento aprovado para o seu projeto proposto pelo Agrupamento de Escolas de Parede, da Escola de Santo António – Ciência. Viva! – no âmbito do IMPULSO JOVEM STEAM, Rede Ciência Viva e pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

É parceiro formal, para este projeto, a Escola Superior de Educação da Lusofonia, Instituto Politécnico da Lusofonia. Prevê-se a participação ativa de alunos da ESEL, nas atividades do Clube Ciência. Viva! É revelante que os alunos do Ensino Básico conheçam e contatem com jovens universitários, futuros educadores, com histórias de vida diferentes, pois considera-se que esta situação possa contribuir para elevar as expectativas destes alunos na definição do seu percurso escolar. Este projeto foi perspetivado também como meio facilitador da mobilidade social, no sentido de promover o sucesso escolar de todos os alunos e de desenvolver o gosto em aprender. Do mesmo modo, objetiva-se que os alunos da ESEL possam conhecer  e estar com realidades escolares, contatem diretamente  com alunos, professores e agentes educativos, planifiquem e promovam atividades de Ciências Naturais e de Matemática, as duas áreas temáticas do Clube.

Como a aprendizagem experiencial e ativa é inerentemente interdisciplinar, sobretudo nos níveis de ensino mais baixos, outras áreas estão igualmente envolvidas. Além disso, prevê-se que o Clube contribua para a Transição Digital, através do incentivo e uso de ferramentas digitais e da criação de um espaço inovador.

De salientar que Clube Ciência. Viva! envolve alunos de diferentes níveis de ensino e conta com a existência do Centro de Apoio à Aprendizagem, Unidade de Santo António. Assim, o programa definido é capaz de responder às expectativas, motivações e necessidades de todos os alunos e, em suma, de toda a comunidade.