Primeira Bênção das Fitas dos alunos da Licenciatura em Educação Básica

ESEL - IPLUSO na Festa da Bênção de Finalistas - O Ritual de Passagem dos Estudantes

O homem precisa de rituais para marcar momentos que considera de especial relevância. Sem isso, as “coisas” tenderiam a passar despercebidas. Os rituais mobilizam a comunidade para se elevarem acima da mundanidade, agregando todos em tornos dos mesmos valores.

No mundo académico, a festa da Bênção de Finalistas funciona como um ritual de passagem. Por um lado, assinala que se concretizou uma etapa, por outro lado, vem anunciar que um novo processo se inicia. Este “fechar de porta” e o “abrir de uma janela” vem lançar um sentimento de satisfação pelo “dever cumprido”, mas, ao mesmo tempo, cria um contexto que gera alguma ansiedade pelo desconhecido que tem que ser vivida com uma dose considerável de esperança. Esta celebração vincula toda a comunidade escolar e  familiar num sentimento de pertença que transcende a mundanidade da vida e projeta tudo e todos para o domínio do sagrado. E esta experiência do sagrado é um marco simbólico que lança a energia da esperança, o que é absolutamente fundamental para manter a chama da motivação. Precisamos acreditar que a imprevisibilidade da vida não pode asfixiar o sonho, o desejo de construir uma vida melhor. Tal como Fénix, precisamos acreditar que nos vamos continuamente encantar com o sorriso que o caminho da vida nos tem para oferecer, e que agora se inicia. O desejo de continuar não pode deixar de ser uma paixão.

Foi o que aconteceu no sábado, dia  20 de Maio, com as alunas finalistas da ESEL-IPLUSO. Como é sabido, a ESEL faz três anos que está a funcionar. Por isso, este ano tem pela primeira vez finalistas da Licenciatura em Educação Básica. Assim, pela primeira vez tivemos as alunas finalistas do referido curso com muitos dos seus docentes a participar na grande festa da  Bênção de Finalistas que se realizou na cidade universitária de Lisboa. Foi um grande ritual que conseguiu juntar uns largos milhares de alunos de toda a academia. Para todos eles, desejamos muitas felicidades.

José Brás (Universidade Lusófona & IPLUSO)