Estudantes da Licenciatura em Educação Básica da ESEL - IPLUSO visitam o colégio "O Beiral"

1º ano da Licenciatura em Educação Básica realizou uma visita de estudo ao Colégio "O Beiral"

O 1º ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) realizou uma visita de estudo ao colégio “O Beiral”, no âmbito da Unidade curricular “Iniciação à Prática profissional”, acompanhado pelas docentes Isabel Sanches e Rute Coelho.

A diretora do Colégio, Drª Helena, guiou a visita, mostrando os vários espaços, remetendo para a história do palacete e para o longo historial da instituição, enquanto ia especificando a maneira de ensinar que os mesmos praticam.

O Externato Infantil e Primário “O Beiral” foi fundado em 1948, por Maria Teresa Andrade Santos, uma pedagoga inovadora. É conhecida pelos seus métodos que promovem que a criança aprenda certas valências por si mesmas, experimentando, motivando-as a aprender através das falhas e, consequentemente, o ter de achar uma solução para essas falhas.

Nesta escola não existe o “não poder” e sim o “vamos experimentar”. As crianças são ouvidas, ajudadas e compreendidas. Compreendem que nem todas as crianças são iguais, que cada uma tem a sua individualidade e ajudam-nas a dar largas à imaginação. Privilegia-se a relação escola/famílias/crianças, a liberdade, o respeito, a autonomia e dão muita enfase à criatividade.

A visita continuou para o exterior onde foi possível ver os vários espaços para brincar, a horta e, em geral, o espaço verde e calmo que compõe todo o colégio.

Testemunhos dos estudantes da LEB

Durante esta visita aprendi muito através da experiência que nos foi passada e consegui adquirir conhecimento que irei de certeza transpor para o meu trabalho como monitor de jardim de infância, pois tinha muito hábito de gritar e “obrigar” as crianças a estar onde devem estar e neste momento irei tentar conversar mais e “negociar” mais com as crianças pois aprendi que é nessa relação de confiança que iremos conseguir levar a criança pelos caminhos que queremos.

Adoraria fazer o meu estágio no colégio “O Beiral” pois sinto que toda esta liberdade que as crianças têm também nos seria dada a nós, alunos, para podermos experienciar todo este dia-a-dia com eles como educadores. Sinto que este método de ensino será o futuro: promover o contacto das crianças e o desenvolvimento das mesmas, tendo em conta a sua diversidade. Eu quero fazer parte desse futuro.

Adoraria estagiar num sítio como este para poder aprender mais sobre todos estes assuntos e aplicá-los no meu futuro como educadora.

O local visitado seria uma boa oportunidade de realização de futuros estágios, devido a possuir várias pedagogias diferenciadas e novos olhares perante situações problemáticas.

Isabel Sanches e Rute Coelho (IPLUSO)