Trabalho de Investigação na Licenciatura em Educação Básica - IPLuso – ESEL

"A criança e o Ar Livre, inserido na temática da Educação Ambiental numa vertente multidisciplinar"

A interdisciplinaridade e a transversalidade dos saberes são uma prática constante na Licenciatura em Educação Básica. No âmbito da UC Organização e Tratamento de Dados, foi proposto aos estudantes um trabalho de projeto subordinado ao tema: A criança e o Ar Livre, inserido na temática da Educação Ambiental numa vertente multidisciplinar.

Assim, os estudantes, em grupo, através da identificação de problemas ou de preocupações reais e com sentido, construíram inquéritos com recurso ao Google Forms. Numa fase posterior, organizaram, trataram e analisaram os dados das suas investigações, sendo estas apresentadas à turma, dando, deste modo, sentido à comunicação matemática e em matemática. Esta proposta de trabalho seguiu o exemplo de aprendizagens ativas e de acordo com uma metodologia centrada na resolução de problemas.

A perceção dos diferentes temas trabalhados pelos alunos – Brincar ao ar livre ainda será uma realidade?; Aprender ao ar livre; A Importância de brincar ao ar livre; Idas ao parque infantil – revela o seu interesse e curiosidade pelo trabalho de projeto e pela abordagem interdisciplinar destas temáticas.