Estágios de Cibersegurança

Um período de grande crescimento

O Estágio é uma unidade curricular do 4º semestre do ciclo de estudos em que o aluno está inserido numa empresa/organização desenvolvendo tarefas devidamente apoiado e aplicando conhecimentos das diversas áreas do ciclo de estudos nas diferentes situações com que estiver confrontado.

É um período de grande crescimento para grande parte dos alunos, como é visível pelos testemunhos escolhidos ao acaso de entre os vários alunos que concluíram o CTSP de Cibersegurança: (i) “O Estágio proporcionou-me uma valiosa experiência e contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional como profissional, obtive conhecimentos sólidos de em Cibersegurança empresarial, adquiri novas competências técnicas e obtive certificações reconhecidas na área”; (ii) “O Estágio foi um sucesso. Aplicaram-se vários conhecimentos teóricos em ambiente prático, desenvolvendo assim competências e aptidões valiosas no campo da Cibersegurança”; (iii) “O Estágio contribuiu para a descoberta e gosto de uma nova abordagem profissional nesta área. Todos os projectos em que estive envolvido permitiram-me aprender e desenvolver novas competências”; (iv) “Quanto ao período de estágio, posso dizer que fiquei com um balanço muito positivo. Foram trabalhados todos os objetivos propostos e fui auxiliado sempre que tive questões. Foi-me sempre explicado o propósito dos projetos e como seriam implementados”.

O período de Estágio foi concluído com a apresentação pública do Relatório de Estágio de todos os alunos perante um júri formado pelo Director do Curso, Orientador Académico e Orientador Empresarial. Estas apresentações evidenciaram que este período de quatro meses vivido em contexto de trabalho foi marcante para o percurso pessoal e académico dos alunos em diferentes vertentes.

Para a EET é um motivo de enorme satisfação ouvir declarações por parte das empresas a abonar a formação ministrada, o trabalho desenvolvido pelos alunos e o retorno que nos foram transmitindo para implementar alguns ajustes em termos de formação nos três primeiros semestres. Altamente significativo foi também termos conhecimento que uma grande parte dos alunos que concluíram o Estágio irão ficar nas empresas onde realizaram o Estágio ou noutras que os irão receber já na semana seguinte para uma nova experiência no mercado de trabalho.

Em síntese, o período de estágio culminando com a apresentação pública foi altamente desafiante e enriquecedor para os alunos não só pela aplicação de conhecimentos adquiridos nos três semestres anteriores mas também pela (i) aquisição de novos conhecimentos, competências e destrezas fruto do trabalho desenvolvido; (ii) gradual aumento da auto-estima, maturidade e capacidade para analisar e procurar solucionar novas situações e (iii) “portas” que se abriram a grande parte dos alunos para se inserirem rapidamente no mercado de trabalho.

Para a EET é um impulso acrescido que sentimos e que nos dá “força” para continuar a formar jovens para se inserirem no mercado de trabalho cada vez mais dotados para os desafios num mundo em constante evolução tecnológica.

Ercílio Mendes

Director do CTSP de Cibersegurança