ESEL - IPLUSO no Jardim Zoológico

Incentivar a reflexão sobre a importância da biodiversidade

A visita ao Jardim Zoológico, organizada no âmbito da Licenciatura em Educação Básica, pelas docentes Dulce Franco e Ana Sofia António, com a participação de um número muito significativo de estudantes, desempenhou um papel fundamental na ampliação dos conhecimentos por meio de uma experiência prática. A visita teve, pois, como objetivo complementar os conhecimentos anteriormente adquiridos e incentivar a reflexão sobre a importância da biodiversidade.

Ao visitar um Jardim Zoológico, os alunos tiveram a oportunidade de observar uma grande variedade de espécies animais de diferentes regiões do mundo. Essa experiência permitiu que ampliassem o seu conhecimento sobre a diversidade de seres vivos existentes no planeta, bem como as suas características, hábitos e habitats naturais. A interação direta com os animais proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda sobre as diferentes formas de vida e suas adaptações ao meio ambiente.

Além disso, esta visita ofereceu uma oportunidade valiosa para analisar os desafios enfrentados pelos jardins zoológicos na preservação de espécies ameaçadas. Os alunos puderam compreender a importância dos projetos de investigação e programas de reprodução em cativeiro e os esforços para reintroduzir animais na natureza. Esta experiência despertou uma consciência ambiental mais ampla nos estudantes, que puderam refletir sobre a necessidade de proteger e conservar a biodiversidade.

Outro ponto de reflexão importante foi a ética envolvida na manutenção de animais em cativeiro. Os alunos puderam discutir e refletir sobre os diferentes argumentos relacionados à conservação versus bem-estar animal. A discussão permitiu que compreendessem melhor os dilemas enfrentados pelos jardins zoológicos na procura por um equilíbrio entre a conservação das espécies e o bem-estar individual dos animais.

Em suma: a visita propiciou conscientizar o público sobre a importância da preservação dos ecossistemas naturais. Ao observar os animais em ambientes controlados, os alunos foram levados, a refletir sobre as causas das ameaças à biodiversidade, como a desflorestação, a poluição e mudanças climáticas. Essa conscientização visa contribuiu para que os estudantes se tornem agentes de mudança, promovendo ações em prol da conservação ambiental nas suas comunidades.