Estudantes do IPLUSO-ESEL Participam em Oficina Colaborativa

Estudantes da Licenciatura em Educação Básica (IPLUSO-ESEL) participam na Oficina Colaborativa: 'A perceção das crianças sobre os rios'

No passado dia 25 setembro, decorreu a Oficina Colaborativa 'A perceção das crianças sobre os rios', uma ação conjunta entre o Grupo de Investigação do Urbanismo da Universidade Lusófona, a Escola Superior de Educação da Lusofonia (ESEL- IPLUSO), a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e a Associação Comunitária e Juvenil da Ramada. Foi nas instalações desta Associação que a atividade se realizou.

Na Oficina, crianças dos 4-5 anos, futuros educadores de infância e professores dos 1º e 2º ciclos desenvolveram atividades científicas, visando a aquisição de conhecimento, compreensão e contributos para os ODS - centrados em ideias para a regeneração de um rio sob pressões da urbanização, por meio de: i) Conversas e desenhos, com a finalidade de conhecer a perfectiva de rios urbanos na ótica da infância; ii) sessão de jogos pedagógicos sobre planeamento urbano colaborativo e a importância dos rios, aproveitando as vantagens e respeitando a natureza; e iii) debate alargado e bilingue (português e inglês) em modalidade híbrida. A discussão possibilitou aos investigadores, estudantes e interessados a partilha de experiência sobre as questões de ecologia e educação para a cidadania global.

A Oficina permitiu à equipa da Universidade Lusófona e da ESEL -IPLUSO contribuir, de modo articulado, para a operacionalização dos seus diferentes projetos e ações internacionais, como World Urban Campaign (WUC) promovido pela UN-HABITAT, European Citizen Science Association (ECSA) e a RUN| Rios Urbanos Naturalizados.

Nagayamma Aragão - (IPLUSO-ESEL).

Untitled-3.jpg