Ensino Lusófona
ptenfrdees

Estudantes da ESEL visitam o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

Os estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica da ESEL - IPLUSO tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico

A visita, organizada pela Professora Dulce Franco, contou com a participação das docentes Elvira Santos e Maria Neves Gonçalves e integra-se num projeto interdisciplinar entre as Unidades Curriculares Ciências da Vida e do Ambiente, Conceitos Fundamentais de Matemática e Língua Portuguesa. Assim, o objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância da preservação da vida selvagem e o papel crucial desempenhado por centros de recuperação na conservação de espécies ameaçadas, como os lobos.  

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), situado em Picão/Mafra, acolhe lobos resgatados de situações adversas, como cativeiro ilegal, ferimentos causados por armadilhas e outras ameaças à sua sobrevivência. Durante a visita, os estudantes puderam aprender sobre os esforços de reabilitação e os desafios enfrentados pelos lobos resgatados. 

Os alunos foram guiados por especialistas em vida selvagem, que compartilharam informações valiosas sobre o comportamento, bioecologia, importância deste predador nos ecossistemas, os perigos que enfrenta e a relevância da sua conservação. Além disso, tiveram a oportunidade de observar os lobos de perto em ambiente seminatural que simula as condições naturais, permitindo uma compreensão mais profunda da vida destes predadores. 

"Procurar um lobo através da natureza, observar até o encontrar, foi uma experiência que iremos sempre recordar”, compartilhou a Débora Rocha uma das participantes da visita. 

Durante a visita, os estudantes também participaram em atividades interativas, como uma sessão explicativa e de perguntas e respostas com os guias, relacionadas com a conservação desta espécie e com os diversos estudos de natureza científica dinamizados pelo Grupo Lobo. 

Como é fundamental que os estudantes compreendam a interconexão entre os seres humanos e o meio ambiente, esta visita foi uma oportunidade valiosa para ampliar esse entendimento. 

No final da visita, os estudantes deixaram o Centro de Recuperação de Lobos com uma nova apreciação pela vida selvagem e um renovado compromisso com a conservação ambiental. A experiência certamente deixou uma marca duradoura nos participantes, inspirando uma geração futura mais consciente e motivada na preservação da biodiversidade. 

Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2024 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.