Estudantes da ESEL promovem Seminário

Os estudantes da Licenciatura em Educação Básica da ESEL - IPLUSO unem-se e organizam seminário "Entre Mitos e Realidades:  Um Seminário sobre o Lobo Ibérico".

Numa iniciativa inovadora, estudantes da ESEL da Licenciatura em Educação Básica uniram-se, mediante a metodologia PBL (Problem-Based Learning ou Project-Based Learning), para organizar e dinamizar um seminário dedicado ao estudo e conservação do Lobo Ibérico designado: Entre Mitos e Realidades: Um Seminário sobre o Lobo Ibérico

O evento ocorreu no âmbito de duas unidades curriculares: Ciências da Vida e do Ambiente e Conceitos Fundamentais da Matemática, respetivamente lecionadas pelas docentes Dulce Franco e Elvira Lázaro.

O seminário abordou uma variedade de tema cruciais para a compreensão e preservação dessa espécie emblemática, destacando áreas como Ecologia e Comportamento do Lobo Ibérico, Conservação e Estado de Conservação, Interações com Comunidades Locais, Ecoturismo e Educação Ambiental, Mudanças Climáticas e o seu impacto no habitat  do Lobo Ibérico e, por conseguinte, a sua conservação. Além disso, foram discutidos os efeitos das previsões climáticas na distribuição da espécie e como essas mudanças influenciam os esforços de conservação atuais. Outro tema apresentado, consequente da interação interdisciplinar entre as duas unidades curriculares, resultou na apresentação e análise dos resultados de um questionário construído pelos estudantes sobre os mitos e realidades em relação ao lobo ibérico.

Um outro ponto do seminário foi a análise detalhada das técnicas modernas de monitorização, incluindo rastreamento por GPS e análise de ADN. Os estudantes avaliaram como essas tecnologias podem ser aplicadas de maneira eficaz no estudo e na conservação do Lobo Ibérico. A discussão demonstrou como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa para monitorizar a população, compreender os seus padrões de movimentação e genética, e implementar estratégias eficazes de preservação.

O evento contou com uma plateia diversificada, composta por professores, outros estudantes, amigos e familiares. A participação ativa de diversos setores da comunidade académica e local ressaltou a importância do envolviment coletivo na preservação do Lobo Ibérico.

Os estudantes responsáveis pelo seminário expressaram a sua satisfação com o resultado e destacaram a importância de eventos como esse para disseminar o conhecimento e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de conservação do lobo ibérico.

Uma das estudantes partilhou o seguinte: "Foi uma atividade desafiadora". Outra expressou: "Fez-me preparar o meu discurso de forma mais coerente e profissional, já que seria vista por mais pessoas e perceber a dinâmica que é necessária para preparar um evento desta natureza".

O Prof. José Brás, Diretor da Licenciatura em Educação Básica considerou que os estudantes da ESEL,L na dinamização qu fizeram do seminário sobre o Lobo Ibérico mostraram uma maturidade notável. As diferentes comunicações serviram para nos esclarecer da necessidade imperiosa que temos de proteger o Lobo Ibérico.  A perseguição a que o Lobo Ibérico tem estado sujeito tem reduzido substancialmente a diversidade genética a ponto de hoje correr riscos de extinção. É necessário desmistificar a ideia de perigosidade do Lobo Ibérico e da consequente perseguição, tendo em vista a sua extinção. O trabalho realizado pelos alunos da ESEL deram um bom contributo para a necessidadeque temos de mudar as mentalidades. Por isso, os meus parabéns aos alunos e também aos professores que organizaram este seminário.

A Prof.ª Maria Neves Gonçalves reforçou a importância de se trabalhar esta temática de forma indisciplinar convocando diversas áreas do saber (Literatura infanto-juvenil, Geografia, História, Expressões, ...). E felicitou as docentes pela dinamização desta atividade bem como as alunas pela qualidade dos trabalhos que apresentaram.

Em conclusão, esta inciativa foi elogiada pela sua abordagem holística e pelo impacto positivo que pode ter na conscientização ambiental e na preservação de espécies ameaçadas.