Educação Ambiental ao Ar Livre: Enriquecendo a Formação de Futuras Educadoras

Celebração do Dia do Ambiente no Jardim do Campo Grande com atividades sensoriais e debates sobre a importância do contacto com a natureza na infância.

No jardim do Campo Grande foi dinamizada uma aula de Educação Ambiental ao ar livre. Esta aula, que foi organizada pelas Professoras Clementina Rios e Rute Coelho, no âmbito da Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional I – Creche, integra-se nas atividades da Rede de Escolas UNESCO, de que a ESEL faz parte. Tiveram como objetivo celebrar o Dia do Ambiente, de modo a sensibilizar as estudantes para a importância do contacto com a natureza desde a infância com experiências positivas no contexto natural local.

As estudantes experimentaram um exercício imagético de imersão no contexto com exploração da sua acuidade sensorial. Também foi promovido um momento de debate sobre emoções positivas e menos positivas experienciadas na natureza; possíveis formas de dinamizar educação ao ar livre; e estratégias para minimizar determinadas inseguranças de estar ao ar livre com crianças.

Por fim, fizeram ainda uma exploração pela natureza do jardim e realizaram registos fotográficos de elementos naturais. No final, as alunas mencionaram que foi uma experiência muito agradável e enriquecedora. Referiram que gostavam de ter mais aulas ao ar livre com a dinamização de possíveis atividades na natureza e de também poderem contactar com outros espaços naturais fora da cidade.

Num contexto de emergência climática, a educação com uma forte componente ambiental é fundamental na formação inicial de futuras/os profissionais de educação. Importa, por isso, que, desde cedo, a educação de crianças favoreça experiências afetivas e sensoriais na natureza, bem como competências e conhecimentos sobre a natureza de modo a favorecer ações ambientais mais conscientes e com um forte vínculo emocional. Desta forma, estaremos a promover, desde cedo, uma educação que visa construir cidadãos e de cidadãs ambientalmente mais ativos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade da Terra!