Ensino Lusófona
ptenfrdees

Docente do IPLUSO Participa em 1.º Evento Científico no Metaverso

Eunice Duarte revela o potencial turístico das infraestruturas ferroviárias em Portugal enquanto atrativos turísticos sustentáveis

Eunice Duarte, docente do IPLUSO, participou no evento FMOS 24 - At the Crossroads of Finance, Marketing, and Operations for Sustainable Business, o primeiro evento científico a ser transmitido no metaverso.

Durante o evento, Eunice Duarte apresentou um estudo desenvolvido em parceria com Marco Martins, intitulado "Turismo Ferroviário e Sustentabilidade dos Territórios Rurais". Este estudo aborda a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os recursos turísticos, propondo um modelo inovador.

Em maior detalhe, o estudo destaca o potencial turístico das infraestruturas ferroviárias em Portugal, que têm sido negligenciadas ao longo dos anos. A investigação visa transformar os recursos presentes nos territórios rurais em atrativos turísticos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável destas regiões.

O objetivo principal é propor um quadro para o desenvolvimento de produtos de turismo ferroviário, alinhados com os ODS. O modelo definido inclui três indicadores base de atratividade: Recursos Naturais (RN), Atratividade Turística dos Territórios (ATT) e Atratividade Turística das Ferrovias (ATF). O estudo foca-se nos ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), entre outros.

447771550_8132764783429819_5296966534976229168_n.jpg

Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2024 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.