Pós-graduação em Artes Visuais

Susana Pires / Carla Marques

Secretariado

Apresentação do Curso

Nesta PG em Artes Visuais as UC são formuladas para responder às necessidades artísticas, académicas e profissionais contemporâneas, numa lógica interdisciplinar. A estrutura curricular articula as UC obrigatórias com conhecimentos teóricos e competências técnicas que garantem uma formação coesa e integra, com um ensino centrado no estudante e metodologias inovadoras. No âmbito do mercado laboral contemporâneo, as áreas criativas são cada vez menos estanques na sua demarcação, e Belas-Artes está em profunda relação com as áreas digitais, designadamente Audiovisuais e Produção dos Media, o Design, as Artes Performativas e do espectáculo, o som, etc. Desenvolve: Capacidade de Projetar, de Teorizar, de Comunicar, de investigar em ARTES.

Objectivos

Esta PG dá continuidade e aprofunda a formação adquirida nas licenciaturas na área das artes. Proporciona uma formação diversificada na concepção de um Projeto Artístico, que abarque tanto a dimensão tradicional como as inovações digitais na área das artes visuais. A ênfase recai sobre a aquisição de métodos de trabalho projetuais, no aprofundamento de competências técnicas e digitais, no desenvolvimento do pensamento crítico no âmbito da criação artística e das profissões integradas no sistema das artes.

Profissionais qualificados para as industrias criativas, para o sistema das artes e da cultura e para o desenvolvimento da investigação em artes, designadamente: artistas visuais, críticos, curadores, mediadores, professores e formadores nas áreas artísticas.

Highlights / A Destacar

• Aplicação e desenvolvimento de conhecimentos de modo interdisciplinar, equacionando formatos tradicionais e digitais;
  • Aplicação de metodologias de pesquisa específicas ao projeto artístico e à investigação em artes;
  • Desenvolvimento de um discurso autoral pertinente no panorama artístico contemporâneo;
  • Integração no mercado de trabalho (sistema das artes) incluindo a capacidade fazer candidaturas a projetos, concursos, bolsas e outros financiamentos, e a outras oportunidades profissionais.
  • Participação ativa em exposições

Destinatários

• Titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional ou internacional na área das Artes e áreas afins;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo CTC-ECIA.

Condições de Acesso

a) Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional na área das Artes e áreas afins;
b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, na área das Artes e áreas afins;
c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ECIA como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado na área das Artes e áreas afins;
d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ECIA como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos

Critérios de seriação

25% nota de habilitação anterior + 25% carta de motivação + 50% portefólio. Entrevista em caso de empate.

Unidades Curriculares Créditos
1º Ano / 1º Semestre